Campo Grande (MS) – No período de 6 a 10 de junho, está sendo realizado no Comando Militar do Oeste o Exercício no Terreno (ET) pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).
O exercício se desenvolverá dentro do Conceito Operativo do Exército (Operações no Amplo Espectro) abordando as quatro operações básicas (Ofensiva, Defensiva, Pacificação e Apoio a Órgãos Governamentais). Serão abordadas, também, as seguintes Operações Complementares: Operações de Transposição de Cursos de Água, Operações em Ambiente Urbano, Operações Aeromóveis, Operações de Dissimulação, Operações Especiais, Operações de Evacuação de Não Combatentes, Operações de Ajuda Humanitária, Operações de Junção, Operações em Faixa de Fronteira, Operações Anfíbias e Operações Ribeirinhas. As seguintes Ações Comuns às Operações Militares: Segurança nas Operações, Coordenação do Apoio de Fogo, Substituição de Unidades de Combate e Cooperação Civil. Estão participando aproximadamente 150 militares entre instrutores e alunos. Além de Campo Grande, serão visitadas as cidades de Dourados e Ponta Porã, todas no Estado de Mato Grosso do Sul.
Na primeira parte do exercício, será realizado o planejamento para emprego da Força Terrestre Componente (FTC) pelos Estado-Maior (EM), constituídos por células funcionais, o planejamento na carta da manobra de uma FTC (fase ECEME), além da solução dos pedidos de trabalho.
Na segunda parte, será feita a retificação e/ou ratificação dos planejamentos dos EM em comparação com os planos apresentados pelas células funcionais do CMO. Os trabalhos de planejamento serão consolidados por ocasião das respectivas Análises Pós-Ação (APA).
Já na terceira parte do exercício, serão apresentados os planejamentos para Operações na Faixa de Fronteira, Garantia da Lei e da Ordem, Operações Interagência, Inteligência (Central Intlg e BIM), participação da Força Naval Componente, Força Aérea Componente, Logística e Mobilização (Gpt Log), Evacuação de não combatentes, Operações Especiais, Assuntos Civis, Operações de Informação e OAI, consolidando a retificação e/ou ratificação dos planejamentos dos EM na fase ECEME. Simultaneamente ao ET, serão inseridos painéis político e econômico do CMO e será realizada uma apresentação da atual situação do Projeto SISFRON.
Midias sociais topo