Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

passagemdecomando17bfron 1

 

18ª Brigada de Infantaria de Pantanal tem novo comandante

 Corumbá (MS) - Na Capital do Pantanal Sul-Mato-Grossense, às margens do Rio Paraguai, na sede do 17º Batalhão de Fronteira, ocorreu, na noite de terça-feira, 26 de abril de 2022, a cerimônia de Passagem de Comando da 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal, Brigada Ricardo Franco, do General de Brigada José Luis Araújo dos Santos para o General de Brigada Marcelo Zanon Harnisch.

Presidida pelo Comandante Militar do Oeste, General de Exército Anisio David de Oliveira Junior, a solenidade contou com a presença de autoridades militares, eclesiásticas e dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário municipais, entre outras personalidades.

A primeira atividade foi a inauguração da fotografia do General Santos, na Galeria dos Eternos Comandantes da Brigada, onde o General Zanon, em seu primeiro ato como novo comandante, disse: “Essa fotografia não leva apenas o aspecto físico, o papel frio de uma imagem, mas servirá de inspiração para os futuros comandantes, pois representa não somente o militar ali estampado e sim toda a equipe que estava com ele no período de comando, incluindo sua família até o soldado que está agora, no seu quarto de hora, defendendo nossas fronteiras”.

Em seguida, sob a evocação da oração do Guerreiro do Pantanal: “Senhor! Vós que fizeste do dilúvio ressurgir a terra ... transformai as forças da natureza, no poder de seu próprio defensor, fazei explodir a coragem, multiplicar a força e consolidar a fé...”, no pátio de formatura, ocorreu o evento de transmissão de cargo, com a presença de tropas das Organizações Militares Diretamente Subordinadas da Brigada Ricardo Franco.

Em um discurso emocionado, o General Santos, dirigindo-se à tropa, afirmou: “Agradeço de coração as demonstrações de dedicação, comprometimento e profissionalismo em todas as ocasiões. Presto minha continência a todos vocês e tenham a certeza que foi uma grande honra comandá-los. Estarei à disposição na cidade de Porto Alegre (RS), no 4º Grupamento de Engenharia, e que Deus ilumine todos nós”.

General Zanon e sua nova missão de defender e preservar a fronteira Oeste

Com uma experiência de mais de 34 anos de vida militar e tendo participado de duas missões no exterior, Argentina e Paquistão, antes de assumir o Comando da 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal, estava servindo no Centro de Inteligência do Exército, sediado em Brasília (DF). Nascido em 15 de novembro de 1970, na cidade de Cruz Alta (RS), incorporou às fileiras do Exército em 22 de fevereiro de 1988, tendo sido declarado aspirante-a-oficial da Arma de Infantaria em 28 de novembro de 1992. Ascendeu ao generalato em 31 de março de 2022. Dentre as funções mais relevantes em sua carreira, destaca-se o Comando da 9ª Companhia de Guardas, 58º Batalhão de Infantaria Motorizado e o Colégio Militar de Campo Grande.

Com uma área de responsabilidade de quase 180 mil km², que engloba 20 cidades de Mato Grosso do Sul, percorrendo 822 KM de fronteira com a Bolívia e Paraguai.  A 18ª Brigada é composta de seis Organizações Militares Diretamente Subordinadas: Em Coxim, o 47º Batalhão de Infantaria, em Porto Murtinho, a 2ª Companhia de Fronteira, e em Corumbá, 17º Batalhão de Fronteira, 18ª Companhia de Comunicações, Companhia de Comando e 18º Pelotão de Polícia do Exército.

 

passagemdecomando17bfron 3

 

passagemdecomando17bfron 2

registrado em:
Fim do conteúdo da página