Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Entrega da boina 4

Entrega da boina e brevet aos novos Guerreiros do Pantanal

Corumbá (MS) – A Cidade Branca ganhou, nesse 18 de maio, 83 novos guerreiros de pantanal. Os soldados incorporados em 2022 receberem, em solenidade exclusiva, a boina verde-oliva e o brevet PANTANAL, símbolos que retratam a garra, a determinação e a coragem do combatente pantaneiro.

Presidida pelo Comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal, General de Brigada Marcelo Zanon Harnisch, a cerimônia contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Brigada, Coronel Leonardo Arêas Dantas, do Comandante da 18ª Companhia de Comunicações, Capitão Eduardo Caetano, do Comandante da Companhia de Comando da Brigada, Capitão Joner Alves dos Santos, e do Adjunto de Comando da 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal, Subtenente Márcio Romão de Almeida, além dos familiares e convidados dos militares homenageados.

A Bandeira do Brasil tomou posição de destaque no pátio e, com a apresentação do Pavilhão Nacional aos recrutas, deu-se início a formatura, após houve a realização da entrega de Medalha de Praça Mais Distinta ao Cabo Eryk Teixeira de Almeida e ao Soldado Lucas da Costa Soares, referentes aos destaques dos anos 2020 e 2021, respectivamente. Na sequência, cultuando as tradições dos militares que atuam no ambiente operacional do pantanal, foi realizada a evocação da oração do guerreiro de pantanal pelo Soldado Alex Alecrim de Souza Junior, da Companhia de Comando. Posteriormente, o público presente foi convidado para realizar a entrega da boina e do brevet, distintivo de ombro que identifica o novo combatente, diretamente ligado ao pantanal.

A atividade marcou a coroação do Estágio Básico do Combatente de Pantanal e o término da Instrução Individual Básica aos soldados incorporados neste ano. “Orgulhem-se de terem conquistado os símbolos do soldado pantaneiro. Parabéns pelo seu empenho e dedicação. Agradeço, a confiança dos pais, familiares e amigos que entregam seus entes para o Exército Brasileiro, na certeza de que agregarão valores intrínsecos na vida da caserna,”destacou o Capitão Joner, em suas palavras para os presentes.

Medalha de Praça Mais Distinta

A medalha foi criada para premiar os militares do Exército que, durante a prestação do serviço militar inicial e por mérito pessoal, tenham se distinguidos entre seus pares, de acordo com os preceitos da hierarquia e da disciplina, o cumprimento dos deveres militares e o desempenho na Força Terrestre.

 

Entrega da boina 1

 

Entrega da boina 2

 

Entrega da boina 3

 

Entrega da boina 5

 

Entrega da boina 6

registrado em:
Fim do conteúdo da página