155 anos da Retomada de Corumbá
Corumbá (MS) – Quem passou pela Praça da Independência de Corumbá, na manhã desta segunda-feira, 13 de junho de 2022, viu a bandeira do Brasil sendo hasteada, a banda de música tocando o Hino Nacional e as tropas da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira em forma, ao redor da estátua do Marechal Antônio Maria Coelho. Em celebração os 155 anos da Retomada de Corumbá.
Em um momento marcante da solenidade, a trineta de Antônio Maria Coelho, a senhora Dória Coelho, acompanhada das autoridades, realizou a imposição de uma corbélia de flores no monumento do herói de Corumbá.
“Fico feliz de estar aqui, neste momento, realizando essa homenagem. Muito obrigada Exército, muito obrigada a prefeitura, por não deixarem passar em branco esta data,” disse, emocionada, a senhora Dória.
“Antônio Maria Coelho, nosso herói nacional, sintetizando a flexibilidade e a simplicidade do soldado brasileiro, desbordou o inimigo e o atacou por onde não lhe era esperado, este é o espírito do nosso guerreiro do pantanal. Devemos conhecer a nossa história, devemos reverenciar os nossos heróis, como estamos fazendo no dia de hoje”, destacou, com entusiasmo, o Comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal, General Marcelo Zanon Harnisch, em suas palavras aos presentes.
Também prestigiaram o evento o Comandante do 6º Distrito Naval, Vice-Almirante Paulo César Bittencourt Ferreira, o Prefeito de Corumbá, senhor Marcelo Aguilar Iunes, Presidente da Câmera dos Vereadores de Corumbá, senhor Roberto Gomes Façanha, o Comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Corumbá, Capitão João Gabriel Monteiro Morais, e demais autoridades civis e militares, além da população local.
A cerimônia foi uma iniciativa da 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal em parceria com a Prefeitura Municipal da cidade.
Resumo Histórico
Em janeiro de 1865, Corumbá e o Forte de Coimbra foram militarmente tomados por tropas paraguaias lideradas pelos coronéis Vicente Barrios e Izidoro Resquin.
Em 1867, o Presidente da Província de Mato Grosso, Couto Magalhães, decidiu pela retomada do território para o Império Brasileiro e iniciou os preparativos militares elaborando a estratégia das operações, que ficou sob o comando do então Tenente-Coronel Antônio Maria Coelho. No dia 15 de maio de 1867 teve início a ação militar para a Retomada de Corumbá com a partida das tropas do Porto de Cuiabá, acampando em nas proximidades de Corumbá às 18 horas do dia 12 de junho.
Já na madrugada do dia 13, a tropa toma rumo norte caminhando pelas margens do rio Paraguai. Depois de 25 quilômetros de marcha, param os soldados já perto da vila de Corumbá, para observação e plano tático de seus comandantes.
Às 14 horas começam os ataques em pontos distintos, que duraram até às 18 horas. As tropas brasileiras perderam ao todo nove homens, dentre os quais, o Tenente Manoel de Pinho e o Capitão Cunha e Cruz. Outros 27 homens ficaram feridos. Foram aprisionados 27 paraguaios, do total de uma tropa de 200 homens, que havia se instalado Corumbá.
Era o dia 13 de junho de 1867, o Brasil retomava para os seus domínios a Vila de Corumbá e a região do Pantanal. Estava sacramentado mais uma grande vitória das nossas forças armadas.
Midias sociais topo