Dia da Artilharia: 9º GAC realiza solenidade em Nioaque
Nioaque (MS) – Na manhã desta quarta-feira, 15 de junho, uma solenidade alusiva ao Dia da Artilharia foi realizada no 9º Grupo de Artilharia de Campanha (9º GAC). A atividade faz parte da extensa programação organizada pelo Centro de Coordenação de Operações do CMO para comemorar a semana da Artilharia.
Na oportunidade, o Comandante Militar do Oeste, General de Exército Anisio David de Oliveira Junior, prestigiou a solenidade e comandou o tiro de obuseiro da 2ª bateria de obuses do 9° GAC, um espetáculo à parte, que coroou mais uma comemoração dos Artilheiros do Exército de Caxias.
No desfile da tropa, em continência ao Comandante Militar do Oeste, o Chefe do Centro de Coordenação de Operações do CMO, General de Brigada Valério Luiz Lange, conduziu o grupamento de veteranos e do Colégio Militar de Campo Grande.
Ao final da formatura os artilheiros se reuniram e fizeram o tradicional brinde do copo d'água da Artilharia. O costume acontece desde os primórdios, onde na Guerra do Paraguai a água era de difícil obtenção, pois o campo de batalha era pantanoso e as águas dos seus rios estavam contaminadas pela cólera. E para manter a saúde das tropas brasileiras, trazia-se água do Brasil.
A Artilharia nos dias de hoje
De Mallet, aos dias atuais, a Artilharia brasileira vem sendo notável em três ramos de atuação: Artilharia de Campanha, Antiaérea e de Costa.
A Artilharia de Campanha é o principal meio de apoio de fogo da Força Terrestre. Suas Unidades e Subunidades podem ser dotadas de canhões, obuses, foguetes ou mísseis. Tem por missão apoiar a arma-base pelo fogo, destruindo ou neutralizando os alvos que ameacem o êxito da operação. Já a Artilharia Antiaérea, componente terrestre da defesa aeroespacial ativa, realiza a defesa antiaérea de forças, instalações ou áreas.
Por fim, a Artilharia de Costa participa da defesa contra operações navais inimigas em áreas marítimas, próximas ao litoral ou em águas interiores. Age com precisão e rapidez, para destruir ou neutralizar as instalações, os equipamentos e as tropas inimigas localizadas em profundidade no campo de batalha. Além disso, vem aperfeiçoando o Sistema de Levantamento Topográfico, a Busca de Alvos, a Observação e Direção do Tiro, com o apoio dos meios de tecnologia da informação.
Midias sociais topo