Centro de Coordenação de Operações do CMO tem novo Chefe
Campo Grande (MS) - O Comando Militar do Oeste (CMO) realizou, na manhã desta sexta-feira (12), no Forte Pantanal, Campo Grande, a solenidade de Passagem de Chefia do Centro de Coordenação de Operações do CMO (CCOp/CMO).
A partir de agora, o CCOp será chefiado pelo General de Brigada Jorge Augusto Ribeiro Cacho em substituição ao também General de Brigada Valério Luiz Lange.
O rito de Passagem de Chefia teve início com a cerimônia de inauguração do retrato do General Lange, cerimônia realizada no Salão Nobre do Comando do CMO, que contou com a presença de familiares e convidados. O ex-chefe do CCOp passa para a reserva remunerada e tem sua trajetória marcada na galeria de ex-comandantes, um reconhecimento do trabalho desenvolvido na função desde dezembro de 2020. Na oportunidade, o general também recebeu a bandeira-insígnia de comando para guardar de recordação.
Em seguida, foi realizada a Formatura de Passagem de Chefia presidida pelo Comandante Militar do Oeste, General de Exército Anisio David de Oliveira Junior. Na ocasião, foi lida a referência elogiosa do chefe que se despede.
Ao apresentar suas palavras de despedida, o General Lange destacou o trabalho em conjunto realizado em parceria com diferentes agências e órgãos governamentais nas diversas missões no Oeste do país, saudou a equipe de trabalho que o acompanhou por quase dois anos e reforçou a importância da formação militar na sua vida.
“Creio que cumpri minha missão com gratidão nessas mais das quatro décadas dedicadas ao Exército Brasileiro. Agora recebo uma nova chance de me dedicar à minha família e experimentar novos horizontes”, concluiu o General Lange, que encerrou suas palavras desejando bênçãos ao novo Chefe do CCOp.
Novo Comandante do CCOp
O General de Brigada Jorge Augusto Ribeiro Cacho assume o CCOp após passar pelo comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, em Porto Velho (RO). Também já comandou as Companhias de Fuzileiros de Comando e Apoio do 42º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Goiânia (GO), a Polícia do Exército e a 4ª Companhia de Comando da 7ª Região Militar/7ª Divisão de Exército, em Recife (PE).
Oriundo da arma de Infantaria, integrou o batalhão de Força de Paz da ONU em Angola.
O General Jorge foi instrutor do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife e possui diversas medalhas, dentre elas: Ordem do Mérito Militar Grau Comendador, Ordem do Mérito Naval Grau Oficial, Medalha Militar de Ouro, Medalha Corpo de Tropa – Bronze e Medalha do Pacificador.
Midias sociais topo