Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

capa

200 anos da Independência do Brasil é comemorado em Campo Grande

Campo Grande (MS) – A rua 13 de Maio esquina com a Avenida Afonso Pena foi palco de uma grande festa da democracia. Após 2 anos sem desfiles de 7 de Setembro, em virtude da pandemia da Covid-19, militares e civis voltaram a se reunir e abrilhantaram o desfile comemorativo pelos 200 anos da Independência do Brasil.

Sob coordenação do Governo do Estado e apoio do Comando Militar do Oeste, a solenidade de abertura começou no palanque das autoridades. Em seguida, foi acesa a pira com a Chama da Pátria por uma aluna do município. O ato simboliza o calor patriótico do povo brasileiro.

Em seguida o General de Brigada Jayro Rocha Junior, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Oeste e Comandante Geral do Desfile Militar, solicitou autorização para iniciar o desfile ao Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, e assim a atividade iniciou com a participação de instituições, escolas, associações, militares de organizações do Exército Brasileiro, da Força Aérea, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Órgãos de Segurança Pública.

A Força Terrestre, representada pelo Comando Militar do Oeste, contou com grupamentos escolares de Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e de alunos do Colégio Militar de Campo Grande (CMCG). Além de militares das unidades, totalizando três mil militares. No desfile motorizado, foram apresentadas inúmeras viaturas utilizadas pela Força, com destaque para as viaturas blindadas de transporte pessoal M113 BR, que possuem uma metralhadora calibre .50 e transportam um grupo de combate de nove homens. Sua tração se dá por meio de lagartas que confere alta mobilidade em qualquer tipo de terreno, inclusive com capacidade anfíbia.

Ao todo, 37 viaturas passaram pela avenida e cerca de 15 mil pessoas prestigiaram o evento.

 

desfile2022

desfile2022 1

desfile 20223

desfile 20224

desfile 20225

desfile 20226

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página