Comando Conjunto resgata brigadistas e militares desaparecidos no Pantanal
Campo Grande (MS), 30 de julho de 2024 - No último domingo (28/07), uma aeronave H60-L "Black Hawk" da Força Aérea Componente (FAC), integrante do Comando Conjunto da Operação Pantanal II, decolou para realizar uma missão de busca e salvamento de cinco brigadistas do ICMBio e dois militares da Força Nacional, que participavam do combate às queimadas no Pantanal mato-grossense.
Os militares e brigadistas haviam sido infiltrados por uma aeronave do IBAMA no terreno pela manhã para combater focos de incêndio e deveriam ser resgatados ao final da tarde, mas não foram encontrados no local previsto. Ao serem informados do desaparecimento da equipe, os militares da FAC foram acionados e iniciaram os voos de busca e salvamento na região.
Os primeiros quatro brigadistas foram encontrados junto a outra equipe que estava em um ponto de apoio e foram resgatados. Os três desaparecidos restantes foram localizados em segurança às 17h15 e levados para a sede do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense.
Operação Pantanal II - O Comando Operacional Conjunto Pantanal II foi ativado no dia 27 de junho, por meio da portaria 3.179, assinada pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. Com essa medida, as Forças Armadas, Marinha, Exército e Aeronáutica somam esforços para combater os incêndios na região do Pantanal, pelo período de quatro meses. As atividades do Comando Conjunto estão sob a responsabilidade do General de Exército Baganha. As ações são desencadeadas nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, contando com seis helicópteros, dois aviões, embarcações e viaturas para transporte de militares, brigadistas e equipamentos, além de meios que garantam suporte a todos os envolvidos.
O emprego de militares nesta operação é de extrema funcionalidade, visto que esses profissionais são capacitados para atuar diuturnamente em condições extremas, sob a missão de defender vidas e o bioma pantaneiro.
Midias sociais topo