Campo Grande (MS) – O Comando Militar do Oeste (CMO) recebeu, no dia 16 de maio, o instrutor de trânsito e de cursos especializados do DETRAN/MS e Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem no Transporte (SEST/SENAT/MS), Emerson Ferreira, para uma palestra sobre o “Maio Amarelo”. Trata-se de uma campanha nacional, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), em concordância com a Campanha Mundial de Segurança, Prevenção e Redução de Morte no Trânsito. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes no trânsito em todo o mundo.
Na ocasião, o palestrante ressaltou a combinação celular e trânsito. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos, mostrou que falar ao celular e dirigir ao mesmo tempo pode aumentar em até 400% o risco de acidentes. Ao desviar o olhar para ler uma mensagem, por exemplo, o condutor perde cerca de cinco segundos da atenção. Se ele estiver a 80 km/h, é como se percorresse um campo de futebol inteiro sem ver o que está acontece do lado de fora.
O alerta neste “Maio Amarelo” estará presente por meio de diversas atividades educativas, palestras e visitas em empresas e instituições. No CMO, a programação foi direcionada para os militares da área de transporte administrativo e logístico (fiscais administrativos, oficiais de transporte, motoristas, preferencialmente das categorias D e E, militares do Centro de Formação de Condutores do 18º Batalhão de Transporte e oficiais de prevenção de incidente e acidente). A iniciativa faz parte do Programa de Capacitação Técnica do Comando Militar do Oeste.
Midias sociais topo