Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

cmoalpr0

Campo Grande (MS) – A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizou na noite do dia 27 de junho, a solenidade de entrega da Comenda ‘Coronel Pedro José Rufino’, alusiva aos 150 anos da Retirada da Laguna. O evento foi proposto pelo deputado estadual Junior Mochi, presidente da Casa de Leis, em conjunto com o secretário de Estado de Cultura e Cidadania (SECC), Athayde Nery de Freitas Júnior.

O presidente Junior Mochi explicou o motivo da criação, pelo Poder Legislativo, da Comenda Coronel Pedro José Rufino. “A história e a cultura unem-se mais uma vez para seguir forjando nossa identidade. Mulheres e homens que fazem do trabalho uma vocação de justiça, e da igualdade nosso ideal maior. As lições e o legado do Coronel Pedro José Rufino nos inspiraram a propor a criação desta Comenda. A Assembleia Legislativa reitera assim seu compromisso com a preservação dos valores”, declarou.

O governador do Estado, Reinaldo Azambuja, justificou a relevância da Comenda proposta pelo Poder Legislativo. “Aqui estamos diante de uma iniciativa que enaltece a história e traz os fatos que deram origem a nossa identidade cultural. A história é o retrato do povo e de seus ciclos de desenvolvimento social e cultural. Esta Comenda realça um dos fatos mais marcantes da Guerra do Paraguai, crucial momento na construção da história sul-mato-grossense. Destaco a iniciativa da Assembleia Legislativa em instituir essa honraria para enaltecer ainda mais a Retirada da Laguna”, considerou.

Deolinda Melges, representando os descendentes de Guia Lopes, agradeceu à Casa de Leis pela homenagem. “Recebo com imensa reverência a honraria que hoje homenageia um dos heróis que lutou durante o conflito da Tríplice Aliança. Nesta comemoração de 150 anos da Retirada da Laguna registro aqui meus agradecimentos pela distinção concedida a minha família com o recebimento desta comenda. Não posso deixar de agradecer a todas as instituições envolvidas no resgate da história da Retirada da Laguna”, reiterou a descendente.

O Comandante Militar do Oeste (interino), General de Brigada José Carlos Braga de Avellar foi um dos homenageados com a Comenda ‘Coronel Pedro José Rufino’.

Coronel Pedro José Rufino - O nome do Coronel Pedro José Rufino foi escolhido para denominar a Comenda devido aos seus trabalhos prestados como militar a serviço do País por 40 anos, participando também da Guerra da Tríplice Aliança, defendendo os sul-mato-grossenses e sendo combatente na Retirada da Laguna.  

Guia Lopes - Na Guerra do Paraguai, no dia 8 de maio de 1867, José Francisco Lopes foi escolhido para guiar uma tropa de 1.500 homens do coronel Carlos de Morais Camisão. A partir daí foi iniciada a marcha até Bela Vista e em direção à Nioaque que durou 35 dias sob a fome, doenças e a perseguição dos soldados paraguaios. No dia 27 de maio de 1867, 52 km depois, Guia Lopes, como era conhecido, falece de cólera a poucos dias da travessia do rio Miranda, que era o último obstáculo antes do objetivo final. Fora enterrado numa localidade que o homenageou, passando a se chamar Guia Lopes da Laguna, hoje município sul-mato-grossense.

 

cmoalpr2

 

cmoalpr3

 

cmoalpr4

 

cmoalpr5

 

cmoalpr6

 

cmoalpr7

Foto: Wagner Guimarães 

registrado em:
Fim do conteúdo da página