Jardim (MS) – Autoridades militares, civis e representantes de instituições foram agraciados com a medalha 150 anos da Retirada da Laguna, durante a 13ª Jornada Cultural, realizada, nos dias 12 e 13 de julho, nas cidades de Jardim, Nioaque e Anastácio para rememorar este episódio da Guerra da Tríplice Aliança. A condecoração foi entregue em Jardim, primeiro ponto de parada da Jornada, onde os participantes visitaram o Cemitério dos Heróis, um dos sítios históricos da Retirada da Laguna (ocorrida de maio a junho de 1867).
“A medalha é um objeto material que representa o agradecimento de todo o Exército Brasileiro às pessoas que colaboraram nesses eventos para sua grandeza, da sua difusão ao seu objetivo que é de incutir na sociedade brasileira os valores cultuados pela nossa Força”, ressaltou o chefe do Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército (CEPHiMEx), General de Brigada Marcio Bettega Bergo.
Para o Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), General de Brigada Severino de Ramos Bento da Paixão, também presente à cerimônia, rememorar os valores é tomar consciência da importância para a conduta da própria vida, para o aperfeiçoamento da moral do indivíduo e para a ética da coletividade. “E movidos por isso podemos construir um futuro melhor para alcançarmos o desenvolvimento e o progresso”, finalizou.
Midias sociais topo