Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

arcebispo 0

 

Campo Grande (MS) - No período de 15 a 19 de outubro, o Arcebispo da Arquidiocese Militar do Brasil, Dom Fernando José Monteiro Guimarães, visitou a Guarnição de Campo Grande/MS para realizar diversas atividades relativas às capelanias militares católicas do país, promover a dimensão humana da família militar pelo exercício da fé e da espiritualidade cristã, além de passar ensinamentos e fazer reflexões.

No dia 18 de outubro, o Arcebispo ministrou palestra no Curso de Extensão Cultural da Mulher sobre “Núcleo Familiar e a Sociedade Brasileira”, no auditório do Comando Militar do Oeste (CMO). O evento contou com a presença do Chefe do Estado Maior do CMO, General de Brigada José Carlos Braga de Avellar, do Comandante da 9ª Região Militar, Carlos Henrique Teche e de sua esposa, Srª. Silvia do Rosário Toniolo Teche.

Após a apresentação do currículo de Dom Fernando José, o General Avellar agradeceu a presença do palestrante, dizendo que além de trazer palavras de esperança e conforto, ele também irradia alegria por meio dos seus conhecimentos. O Arcebispo iniciou com reflexões sobre a vida militar, fazendo um panorama sobre os seus três anos como Arcebispo Militar, percorrendo o país inteiro e destacando a importância constitucional das Forças Armadas.

O Arcebispo salientou o papel da família, já que o militar, ao contrário das demais profissões, mesmo em momentos de lazer ou privacidade, está sempre disponível. O fato é que pode haver sempre uma missão e o militar deverá cumprir o seu juramento, de dedicar-se inteiramente ao serviço da Pátria, defendendo-a com o sacrifício da própria vida, se necessário.

“Para nós, cristãos, na perspectiva da fé cristã, o matrimônio é algo profundamente sagrado, que está escrito no desígnio original de Deus para a humanidade….Não permitir que o entusiasmo se apague. Ter a criatividade de reativar a chama e, se me permitem, dizer que vocês mulheres, são extraordinárias nisso, quando querem. Nunca permitir que a mágoa tome o primeiro lugar...”, esses foram alguns dos ensinamentos deixados pelo Arcebispo.

 

arcebispo 1

 

arcebispo 2

 

arcebispo 4

registrado em:
Fim do conteúdo da página