Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

pqd 00

Campo Grande (MS) - Um evento tradicional do Exército Brasileiro, que integra a família militar e amigos, assim é definido o XXI Encontro de Paraquedistas do Comando Militar do Oeste, realizado no sábado, 11 de novembro, no Recanto Marupiara. O objetivo do evento foi difundir e fortalecer a manutenção das tradições aeroterrestres, além de desenvolver o espírito da equipe e sã camaradagem entre os integrantes do CMO.

A abertura oficial do encontro foi feita pelo Comandante da 9ª Região Militar, General de Brigada Carlos Henrique Teche, paraquedista da ativa, "em cumprimento ao General Ferreira, cumprimento todos os militares e familiares aqui presentes e declaro aberto oficialmente o XXI Encontro de Paraquedistas do Comando Militar do Oeste", declarou o general.

Cada detalhe da programação foi pensada de maneira a integrar os participantes, mostrando a importância do evento que nasceu na Brigada de Infantaria Pára-quedista, no Rio de Janeiro (RJ), e que tem a finalidade de homenagear padroeiro dos paraquedistas, São Miguel Arcanjo. "Na realidade esse evento acontece em setembro, mês que comemoramos o dia de nosso padroeiro, mas, por conta das agendas de cada Comando de Área estamos realizando-o agora, porém, mantendo a mesma tradição militar. Esse é um momento único e de confraternização, onde reunimos nossa família e amigos em torno de uma atividade que nos traz grandes emoções”, disse o coordenador do evento, Coronel José Roberto de Melo Queiroz.

Reunindo cerca de 150 participantes, entre crianças e adultos, o evento contou com práticas desportivas, como futebol society e voleibol de areia, espaço kids e o almoço de confraternização.

Paraquedistas de várias turmas de formação se reuniram no local, muitos momentos foram ali relembrados, "a chama do paraquedismo jamais se apagará enquanto tivermos superiores para incentivarem nossa atividade", disse emocionado o Capitão Mário Bueno de Camargo, paraquedista número 1503, da turma de 1954.

Brigada de Infantaria Pára-quedista

A Brigada de Infantaria Pára-quedista, tropa de elite, de pronto emprego e de alto grau de operacionalidade, integrante da Força de Ação Rápida Estratégica do Exército, foi criada em 1945, tendo como origem a Escola de Pára-quedistas.

A Brigada tem participado ativamente em várias operações de Garantia da Lei e da Ordem em diferentes regiões do país, como na pacificação dos Complexos da Penha e do Alemão em 2010; na segurança dos V Jogos Mundiais Militares em 2011, da Conferência Rio+20 e das Eleições do RJ em 2012; da Copa das Confederações e da Jornada Mundial da Juventude em 2013; e no ano de 2014, da pacificação do Complexo da Maré, na cidade do Rio de Janeiro, e na segurança das cidades-sede do Rio de Janeiro e Salvador durante a Copa do Mundo.

O passado e o presente repleto de glórias e vitórias de nossa velha Brigada aumentam cada vez mais o orgulho e a vibração dos guerreiros alados de diferentes gerações que aqui serviram ou ainda servem à nossa Pátria, com a mesma convicção inabalável do lema da tropa paraquedista.

 

pqd 2

 

pqd 1

 

pqd 5

 

pqd 4

 

pqd 6

 

pqd 7

Fotos: Sd P. Lopes

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página