Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

diadabandeira capa

Solenidade em comemoração do Dia da Bandeira

Campo Grande (MS) – O Forte Pantanal foi palco da tradicional cerimônia alusiva ao Dia da Bandeira, comemorado neste sábado, 19 de novembro. O Pavilhão Nacional foi hasteado, ao meio dia, ao som do Hino Nacional, tocado pela banda de música da Base de Administração e Apoio do Comando Militar do Oeste (CMO).

A formatura, presidida pelo Comandante Militar do Oeste, General de Exército Anisio David de Oliveira Junior, é uma oportunidade de despertar no cidadão brasileiro o orgulho de sua nacionalidade.

“Aqui no Centro-Oeste do Brasil, cabe a nós essa honra de mantermos sempre alta essa bandeira. Estaremos sempre prontos para defendê-la. É com muita emoção que comemoramos o dia de hoje”, disse o Comandante Militar do Oeste.

Na Cerimônia Cívica de incineração das Bandeiras Nacionais que são julgadas inservíveis, o Subtenente Charleis¸ da Base de Administração e Apoio do CMO, praça mais antiga das Organizações Militares do Forte Pantanal, realizou a incineração simbólica dos Pavilhões Nacionais.

“Esta Bandeira encerra o heroísmo e o sacrifício das vitórias passadas, os desafios do presente e a grandiosidade do futuro do Brasil. A ela deveis vos dedicar. Com fé inabalável na nossa missão constitucional, estejamos sempre preparados para defender, com nosso sangue generoso, o símbolo maior de nossa Pátria. Assim seremos dignos de viver sob sua majestosa proteção como cidadãos honrados e conscientes de nossas obrigações para com a Bandeira e o povo de nosso amado Brasil”, assim encerrou o texto da Ordem do Dia da Bandeira.

A atual Bandeira Nacional Brasileira foi instituída em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da Proclamação da República, com a adaptação da Bandeira do Império Brasileiro, que teve o escudo imperial português substituído pelo globo representando o céu do Rio de Janeiro, local onde foi proclamada a República. Comemorar o Dia da Bandeira constituiu-se como mais um elemento simbólico da construção da identidade nacional brasileira.

 

diadabandeira 2

 

diadabandeira 3

 

diadabandeira 4

 

diadabandeira 5

 

diadabandeira 6

 

diadabandeira 7

 

diadabandeira 11

 

diadabandeira 8

 

diadabandeira 10

Fotos: Sd Fuzaro

registrado em:
Fim do conteúdo da página