Encenação histórica marca a comemoração dos 80 anos da primeira ação de combate da FEB
Aquidauana (MS), 27 de setembro de 2024 - O 9° Batalhão de Engenharia de Combate realizou a encenação histórica da primeira ação de Combate da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial. O lançamento de uma ponte Bailey sobre o canal Usciana ocorreu em 6 de setembro de 1944.
A atividade traçou um panorama histórica dos antecedentes da entrada do Brasil no conflito, quando navios brasileiros foram afundados por tropas nazistas. A encenação também contou como foram a criação do Batalhão e o treinamento das tropas que seguiram para combater na Itália.
Além do contexto, a destruição da ponte original e o lançamento da Ponte Bailey foram retratados por militares do 9° Batalhão de Engenharia de Combate.
A atividade foi realizada com a presença do Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, General de Exército Anisio Davi de Oliveira Junior e do Comandante Militar do Oeste, General de Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha, além de autoridades militares e civis.
Lançamento do Diário de Guerra
Como parte das comemorações, também foi realizado o lançamento do Diário de Guerra do Comandante do Batalhão durante a Segunda Guerra Mundia, Coronel Machado Lopes.
Uma cópia do livro foi assinada por oito antigos comandantes do 9° Batalhão de Engenharia de Combate. O exemplar ficará guardado no Posto de Comandado do Comandante de Batalhão.
Reinaugurações
Foram realizadas duas cerimônias de reinauguração. A primeira foi do Espaço Cultural da FEB, local dedicado à memória dos feitos dos Pracinhas na Segunda Guerra Mundial.
O monumento Morros da Vitória também foi reinagurado. O idealizador do projeto, Desembargador Carlos Eduardo Contar participou do evento. O monumento representa os morros de Aquidauana e da Itália.
As atividades foram parte do XI Seminário Nacional Sobre a Participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, que começou no dia 23 de setembro no Rio de Janeiro e teve o dia 26 com programação em Campo Grande.
Midias sociais topo