CMO recebe carreta gastronômica do Senac
Campo Grande (MS)- O Comando Militar do Oeste será a sede da Carreta Escola do Senac, local onde serão oferecidos os cursos de gastronomia realizados através do projeto Soldado Cidadão. A inauguração do espaço aconteceu na tarde da última quinta-feira, 10, no Forte Pantanal, e contou com a presença do Comandante Militar do Oeste, General de Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha, do Diretor Regional do Senac, Vítor dos Santos Melo Junior, de outras autoridades, assim como de futuros alunos que serão beneficiados com os cursos.
A carreta Gastronômica que está no CMO é a primeira do Mato Grosso do Sul na sua modalidade. A decisão de deixá-la pelos próximos meses no CMO veio da longa parceria entre as instituições, que trabalham juntas há mais de 12 anos capacitando jovens militares.
“Pensamos em iniciar a operação da nossa unidade no CMO, pois, juntos, temos confiança e uma amizade de longa data. A partir da experiência aqui, iremos expandir para todo o Estado de MS o trabalho de atender à população com o que há de mais moderno em equipamentos e educação”, afirmou o Diretor Regional do Senac, Vítor dos Santos.
A unidade móvel foi projetada para ser uma escola gastronômica completa, possui 75 metros de área e, após a experiência dentro do Forte, será levado para espaços onde não existam unidades ou estrutura física do Senac, tudo com o objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento.
O veículo é capaz de abrigar até 20 alunos de forma simultânea, foi projetado para aulas teóricas e práticas e conta com uma estrutura moderna e versátil. Até fevereiro, a expectativa é que, no mínimo, 60 soldados sejam formadas nos diversos cursos oferecidos pela rede Senac, tais como: preparo de salgados e molhos frios, coquetéis, ornamentação de pratos e saladas, dentre outros.
Projeto Soldado- Cidadão
O projeto Soldado Cidadão é uma iniciativa do Ministério da Defesa e acontece desde 2004 e abrange todo o território nacional. No CMO, as qualificações acontecem através de parcerias em diversas áreas de qualificação e buscam profissionalizar militares que deixarão os quartéis e ingressarão no mercado de trabalho. O Projeto Soldado Cidadão é um exemplo de como o Exército Brasileiro busca se integrar à sociedade de forma mais profunda e significativa. Ao oferecer cursos profissionalizantes e preparar os militares para o mercado de trabalho, o projeto fortalece os laços com a sociedade, bem como promove o desenvolvimento social, pois forma mão de obra qualificada para o mercado de trabalho.
Midias sociais topo