Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

WhatsApp Image 2024 10 29 at 11.24.29

 

1ª fase da Operação Centauro reúne quatro Comandos Militares de Área no 17º RC Mec, em Amambai (MS)



Amambai, (MS), 28 de outubro de 2024 - Começou hoje (28), no 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado (17º RC Mec), em Amambai (MS), a 1ª fase da Operação Centauro, conduzida pelo Comando Militar do Oeste (CMO), por meio da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda C Mec). Composta por 11 oficinas, esta fase da Operação prevê workshop e ações de adestramento, bem como uma competição entre Grupos de Combate (GC) dos distintos Comandos Militares de Área das regiões Leste, Sudeste, Sul, e do anfitrião Centro- Oeste.

Durante a abertura, o Comandante Militar do Oeste, General de Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha lembrou da participação na Op Roraima, recentemente. "A tropa cumpriu muito bem sua missão e não o faria se não estivesse capacitada em meios e adestramento. No nosso workshop trataremos das peculiaridades das nossas viaturas modernas que equipam nossas tropas, aproximando a academia, a indústria e as Forças. Teremos uma competição sadia, onde as frações demonstrarão seu grau de prontidão para o combate. Haverá, não tenho dúvidas, um intercâmbio de conhecimentos e uma padronização de procedimentos para sairmos daqui com melhores técnicas para cumprirmos nossa missão".

O general falou ainda sobre o foco desta 1 ª fase da Operação, que é o emprego das viaturas Guarani, "essencialmente, peça central da nossa família de blindados sobre rodas, que representa um marco para a modernização das nossas forças e para o avanço da nossa capacidade operacional. O Guarani simboliza mais que uma evolução tecnológica, reflete o compromisso conjunto das nossas Forças, das indústrias e dos nossos pesquisadores em garantir uma defesa sólida e a altura dos desafios contemporâneos. A troca de conhecimentos e experiências que ocorrerá nos próximos dias será fundamental para montarmos o futuro das nossa segurança, e construirmos uma base mais robusta e inovadora", avaliou o Comandante Militar do Oeste.

O exercício é inédito e terá, dentre outras atividades, uma competição entre viaturas blindadas, com tiro real, visando aprimorar as capacidades operacionais das tropas mecanizadas das viaturas Guarani e Cascavel. Alguns pontos que serão avaliados durante a competição são: manobras de força, primeiros socorros, tiros de combate avançado, navegação e tiro com câmera termal.

Ainda na tarde desta segunda-feira, o Comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, general de Brigada Abelardo Prisco de Souza Neto realizou a aula inaugural do workshop. "

“Somos uma Força de Emprego Estratégico do Exército Brasileiro, nossa missão precípua é vencer o combate. Cada fração (equipe) que está aqui passou por uma preparação, por uma seleção em sua Brigada de origem, isso por si só já é uma vitória. Independente do resultado de cada um dos GC, já ganhamos em Adestramento e conhecimento", ressaltou o general.

A Operação Centauro seguirá nesta terça-feira (29), com programação diurna e noturna, contemplando oficinas como:
* Pista de maneabilidade do grupo de combate: A guarnição deve completar a Pista de Obstáculos de Condução Avançada, detectando, identificando e engajando alvos.
* Tiro de combate avançado de fração: O GC deverá atuar em diferentes situações táticas, empregando a técnica de progressão correta.
* Tiro de combate avançado: A atividade avalia a capacidade de atuar em situações de combate.
* Ataque de uma instalação inimiga: O GC deverá realizar uma infiltração, em sigilo, para buscar a aproximação com o ponto a ser conquistado.

Na próxima semana, a programação acontecerá em Ponta Porã (MS), no 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado (11º RC Mec), com foco na atuação e emprego dos blindados Cascavel.

9aad7856 ec30 4151 98d6 dad1aa21336f

9d5ae4ce 4f53 46ba bba8 1551c7be2129

b9c02c2e 4155 462a b14c 7a794f2c2b1b

d4b4a8ab ba54 4407 9da4 a17ec52ab9f1

registrado em:
Fim do conteúdo da página