Curso de produção de conservas de hortaliças finaliza no CMO
Campo Grande (MS) – O Comando Militar do Oeste (CMO) em parceria com o Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul) realizou de 19 a 20 de junho, o curso de produção de conservas de hortaliças, na cozinha escola do CMO.
O principal intuito do curso foi ensinar os militares aproveitar melhor as hortaliças, possibilitando o preparo de conservas de hortaliças através das técnicas de boas práticas de higiene e manipulação. “São produtos naturais e que fazem bem a nossa saúde, uma alimentação com qualidade faz toda diferença no dia-a-dia, além do que, aprender a fazer conserva desses produtos nos dá autonomia, inclusive de mantermos uma melhor alimentação”, disse o Cabo Raul Hericles, do 9º Batalhão de Manutenção.
Ao todo foram 16 horas de curso, que segundo o professor do Senar/MS e engenheiro de alimentos, Carlos de Almeida Junior, foram bem proveitosas, “o mais importante dessa turma é que todos estavam muito interessados em aprender novas técnicas de processamento, o que no futuro pode garantir a esses jovens um ganho extra, ou até mesmo, se tornar uma profissão”, pontuou o professor.
Na oportunidade o assessor de Cooperação e Projetos do CMO, Coronel José Roberto de Melo Queiroz esteve no encerramento do curso, agradecendo os conhecimentos repassados pelo professor e os militares que participaram do curso, “o conhecimento transforma, com isso cada um de vocês, precisam aproveitar ao máximo o aprendizado repassado. Comer bem e preparar bem os alimentos é sinônimo de saúde e através desses potes de conserva que estão expostos, tenho plena certeza que o professor atingiu o objetivo do curso, que era ensiná-los com qualidade”, disse o coronel.
Nos dois dias de curso os militares produziram picles e conserva de hortaliças em salmora, antepastos de berinjela e conserva de pepino agridoce, além de molho suave de pimenta, temperos prontos diversos e aprenderam ainda as técnicas de pasteurização, que garante maior tempo de validade ao produto, podendo ser guardado até dois anos, sem nenhum dano ao produto final.
Fotos: Sd P. Lopes
Midias sociais topo