Comando Militar do Oeste comemora Dia do Soldado com diversas atividades
Campo Grande (MS) – A Semana do Soldado do Comando Militar do Oeste foi marcada por diversas atividades dentro e fora do Complexo do CMO. Na sexta-feira, 24 de agosto, militares e civis participaram da formatura alusiva ao Dia do Soldado, no Campo de Parada General Pitaluga.
Na oportunidade foram concedidas a medalha Exército Brasileiro às personalidades que praticaram ação destacada e serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército; Medalha Militar de Ouro para militares que completaram 30 anos de bons serviços prestados; Medalha de Prata por 20 anos; Medalha Militar de bronze por 10 anos; Medalha Corpo de Tropa; Medalha Marechal Osório; Medalha Serviço Amazônico; Medalha Sargento Max Wolff Filho e Medalha Marechal Trompowsky.
A cerimônia, prestigiada por autoridades militares, civis e convidados, foi presidida pelo Comandante Militar do Oeste, General de Exército Lourival Carvallho Silva que fez questão de agradecer a família militar. “Acima de tudo, nossas famílias, muitas vezes, são mais soldados que nós, porque, também, participam ativamente de todas as nossas atividades. Muitas vezes, deixam de prosseguir em suas carreiras, de fazer valer suas vontades para acompanhar o velho soldado em sua carreira. Dedico esse evento de hoje as famílias de todos os militares. Para elas, meu eterno agradecimento e minha eterna gratidão.”
No sábado, 25 de agosto, as comemorações continuaram com a apresentação da Banda de Música da Base de Administração e Apoio do Comando Militar do Oeste, no Teatro Rubens Gil de Camilo. O Concerto Sinfônico foi prestigiado por centenas de pessoas que puderam passear pelas músicas de todos os cantos do País. Com o tema “O Soldado das cinco regiões do Brasil”, os músicos-militares dividiram o palco com convidados especiais: os músicos Marcelo Loureiro, Joice Terra e o Grupo Acaba.
Na Semana do Soldado, a população teve ainda a oportunidade de conferir uma exposição de material militar, no Shopping Campo Grande, e entender a operacionalidade e prontidão do Exército Brasileiro no cumprimento de suas missões, com explicações sobre diversos materiais, como por exemplo, o uso da Viatura Blindada de Transporte Pessoal, “Guarani”, exposições de equipamentos de mergulho, de busca e salvamento, de controle de distúrbio civil, material de escalada, diversos fardamentos entre outros.
Para os civis e militares atletas, a comemoração foi nas pistas do Parque das Nações Indígenas com a tradicional Corrida Duque de Caxias. O evento abriu as atividades da Semana do Soldado com cerca de dois mil participantes que correram, caminharam ou pedalaram pelo parque. Foi, também, uma oportunidade de ajudar entidades de Campo Grande, com a arrecadação de alimentos não perecíveis durante a inscrição da Corrida.
As comemorações da Semana do Soldado são uma referência à data de nascimento do Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, nascido em 25 de agosto, na então Capitania do Rio de Janeiro, em 1803. Este insígne militar e estadista é o patrono do Exército Brasileiro e, pela honra desse título, o Dia do Soldado constitui-se como uma homenagem ao seu nascimento.
Midias sociais topo