Floricultura, Jardinagem e Paisagismo: nova oportunidade para militares do CMO
Campo Grande (MS) – As plantas espalhadas pelo Complexo do Comando Militar do Oeste (CMO) ganharam novos cuidadores esta semana. Desde segunda-feira, 17 de setembro, 14 militares da Guarnição de Campo Grande, aprendem técnicas de manejo no curso de “Floricultura, Jardinagem e Paisagismo – Agricultura Urbana”, mais uma qualificação profissional oferecida gratuitamente, por meio do Projeto Soldado Cidadão, do Acordo de Cooperação entre Comando Militar do Oeste (CMO) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).
Durante as 32 horas de curso, os participantes aprendem a produzir plantas ornamentais, executam projeto de paisagismo e manutenção dos espaços com ferramentas básicas, técnicas atuais, aproveitando resíduos e materiais da região.
O instrutor do Senar, Carlos Raimundo Crestoni, explica que parte do material pode ser reaproveitada. “A gente aproveita o material biodegradável que sai do refeitório para ensinar a fazer uma espécie de vaso para encher de substrato e, depois, colocar as sementes. Esse tipo de material se desfaz no solo e passa os nutrientes para a planta.”
Militares de Campo Grande, Dourados e Coxim estão empenhados na nova especialização. O Sargento Alexandre de Carvalho Barreto, do 47º Batalhão de Infantaria, veio de Coxim para aprimorar os conhecimentos. “Faço faculdade de agronomia e esse curso me ajuda ainda mais, abre um leque para o mercado de trabalho. Nunca irei perder o conhecimento adquirido aqui,” comemora o sargento.
“Conhecimento não ocupa espaço na nossa mente e esses militares estão muito interessados em modificar o ambiente e, depois, levar para as comunidades, para o cotidiano deles. É uma boa profissão para a vida civil deles,” encerrou o instrutor do curso.
Fotos: Sd P. Lopes
Midias sociais topo