17º RC Mec – Pedido de Cooperação de Instrução
Amambai (MS) – No período de 17 a 22 de setembro, o 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado (17º RC Mec), “Regimento Solon Ribeiro”, atendeu ao Pedido de Cooperação de Instrução (PCI) do 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (5º Esqd C Mec).
A cooperação de instrução ocorreu por meio de instruções de nivelamento, complementando as instruções técnicas, táticas e de procedimentos, bem como as emissões de ordens ao Esquadrão e participação de uma Operação de Segurança em ambiente virtual, na Sala de Simuladores Virtuais Táticos.
Na oportunidade, foram apresentadas as instalações do Regimento, os materiais do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) e a VBTP-MR-6x6, GUARANI.
O 5º Esqd C Mec, o "Centauro dos Campos Gerais", teve sua origem em 2 de abril de 1946, sobre a Lei de Organização dos Quadros Efetivos do Exército, que criou os Esquadrões de Reconhecimento das Divisões de Infantaria, nomeando-o como 5º Esquadrão de Reconhecimento Mecanizado, subordinando-o à então 5ª Região Militar – 5ª Divisão de Infantaria. Em 22 de dezembro de 1971, para atender à nova estrutura do Exército, teve sua subordinação transferida para a recém criada 5ª Brigada de Infantaria Blindada, recebendo a designação de 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, sendo a 1ª vez que uma Organização Militar pertencente ao Comando Militar do Sul realiza um Exercício de Simulação Virtual Tática na Seção de Instrução de Blindados do “Regimento Solon Ribeiro”.
Midias sociais topo