Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

17bfronmulherpantanal

 17º B Fron – Forças Armadas têm a 1ª mulher com brevê de Guerreira do Pantanal

Corumbá (MS) – Exemplo de garra, determinação e competência, a 3º Sargento do serviço de saúde, Fernanda Palhares Nery, é a primeira mulher das Forças Armadas a receber o brevê de Guerreira do Pantanal, por ter concluído o Estágio de Operações no Pantanal, conduzido pelo Centro de Instrução de Operações no Pantanal (CIOpPan) do 17º Batalhão de Fronteira.

Após formar mais de 1340 militares do sexo masculino, o CIOpPan diplomou pela primeira vez em solenidade militar, a primeira Guerreira do Pantanal. Com outros 29 militares, alunos de Estabelecimento de Ensino (ESA/EsSLog), a 3º Sargento concluiu com aproveitamento o estágio realizado no complexo ambiente pantaneiro.

A Sgt Palhares chegou ao 17º B Fron em janeiro de 2017, recém-formada na Escola de Sargentos de Logística. Militar disciplinada, dedicada, altamente profissional e dotada de grande capacidade de trabalho, conquistou esse objetivo.

O CIOpPan tem por finalidade especializar Oficiais e Sargentos em operação no Pantanal, ministrando técnicas de sobrevivência, especiais, executando missões contra forças regulares e irregulares. A fim de contribuir no desempenho dos cargos referentes a respectiva função, de forma a difundir os conhecimentos adquiridos, como sobreviver no Pantanal mantendo a higidez, dominar técnicas natatórias de emprego militar no meio aquático do Pantanal, resistir a esforços físicos, orgânicos e psicológicos de forma intensa e prolongada entre outros.

O Estágio de Operação no Pantanal é divido em três fases distintas: a 1ª fase, denominada Vida no Pantanal, tem as instruções voltadas para a sobrevivência em ambiente pantaneiro; a 2ª Fase, de Técnicas Especiais, são ministradas instruções de comunicações, orientação, técnicas Fluviais e Aeromóveis e, a 3ª Fase, destina-se às Operações em ambiente pantaneiro, na qual os estagiários são avaliados no planejamento e execução da infiltração, cumprimento da missão e retraimento a base de operações.

Parabéns novos Guerreiros do Pantanal!

 

17bfronmulherpantanal2

 

17bfronmulherpantanal3

 

17bfronmulherpantanal4

 

17bfronmulherpantanal5

 

17bfronmulherpantanal6

 

17bfronmulherpantanal7

 

17bfronmulherpantanal8

 

17bfronmulherpantanal9

registrado em:
Fim do conteúdo da página