Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

cmopcftc

Exercício de Adestramento Integrado do Comando Militar do Oeste

Campo Grande (MS) – Durante a semana de 5 a 9 de novembro, militares do Comando Militar do Oeste (CMO) trocaram o Quartel General pelo campo. Uma estrutura de guerra foi montada em dois locais distintos, inicialmente no campo de instrução de Betione, no município de Miranda (MS) e, dois dias depois, no campo de instrução de Aquidauana (MS).A atividade faz parte do Exercício de Adestramento Integrado do CMO, onde foi desdobrado o Posto de Comando da Força Terrestre Componente (FTC) Jaraguari.

O Posto de Comando (PC) foi estruturado com militares do CMO, acompanhando, em tempo real, o Programa de Adestramento Avançado (PAA) da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada e da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, além de uma operação na faixa de fronteira realizada pela 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, utilizando toda a estrutura de Comando e Controle disponibilizada pelo Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira (SISFRON).

Durante a operação, foram realizadas diversas atividades como reconhecimentos terrestres e aéreos das futuras áreas de PC; estabelecimentos de enlaces, por meio de cabines de comando do 9º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica; instruções para a realização de tiro de metralhadora .50, fortificações em campanha; emprego de aeronave do 3º Batalhão de Aviação do Exército como plataforma aérea de transmissão de comunicações; desdobramento e mudanças de Posto de Comando da FTC.

O exercício contou com 2.285 militares do Comando Militar do Oeste, 365 viaturas sobre rodas, 18 viaturas blindadas, 9 embarcações e 3 helicópteros.

Toda a estrutura montada nos campos de instrução de Aquidauana chamou a atenção de 75 crianças, integrantes do Pelotão Esperança do 9ª Batalhão de Engenharia de Combate. No dia 8 de novembro, elas visitaram as instalações do PC e tiveram a oportunidade de vivenciar um pouco do dia-a-dia dos militares em operações e, ainda, observar a operacionalidade e a importância do Exército Brasileiro para a Defesa da Pátria.

O Comandante Militar do Oeste, General de Exército, Lourival Carvalho Silva, presente no Posto de Comando, falou para os militares envolvidos na operação, sobre o valor da realização dessa atividade. “É um exercício de extrema importância, não só para o CMO, mas para todo o Exército. Muito vamos colher para, em estudos futuros, melhorarmos a nossa doutrina, os nossos procedimentos, quando uma FTC for empregada no terreno. Orgulhem-se de participarem desse momento histórico que muito irá marcar a evolução da doutrina no Exército Brasileiro”, finalizou o Comandante.

 

cmopcftc2

 

cmopcftc3

 

cmopcftc4

 

cmopcftc5

 

cmopcftc6

 

cmopcftc7

 

cmopcftc8

registrado em:
Fim do conteúdo da página