Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

cmodiadabandeira

 

CMO - Solenidade em comemoração ao Dia da Bandeira

Campo Grande (MS) – Segunda-feira, 19 de novembro, meio dia, a banda de música do Comando Militar do Oeste (CMO) tocou o Hino Nacional e o Pavilhão Nacional foi hasteado. Assim começou a cerimônia alusiva ao Dia da Bandeira, presidida pelo Comandante Militar do Oeste, General de Exército Lourival Carvalho Silva. A formatura, realizada no Campo de Parada General Plínio Pitaluga, localizado no Forte do CMO, contou com a participação de autoridades civis, militares e alunos de escolas públicas e particulares, que foram agraciados com Bandeiras Nacionais.

A solenidade representa a oportunidade de despertar no cidadão brasileiro o orgulho de sua nacionalidade. A Bandeira do Brasil, em tempo de guerra ou de paz, une as pessoas, fortalece crenças e exalta o civismo, por isso, o objetivo da comemoração é de cultuar a Bandeira Nacional, incinerar bandeiras inservíveis, realizar a doação de bandeiras às escolas e instituições da capital, além disso, realizar a entrega de medalhas e condecorações à militares.

A atual Bandeira Nacional Brasileira foi instituída em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da Proclamação da República, com a adaptação da Bandeira do Império Brasileiro, que teve o escudo imperial português substituído pelo globo representando o céu do Rio de Janeiro, local onde foi proclamada a República. Comemorar o Dia da Bandeira constituiu-se como mais um elemento simbólico da construção da identidade nacional brasileira.

 

cmodiadabandeira2

 

cmodiadabandeira3

 

cmodiadabandeira4

 

cmodiadabandeira5

 

cmodiadabandeira6

 

cmodiadabandeira7

 

cmodiadabandeira8

 

cmodiadabandeira9

 

cmodiadabandeira10

 

cmodiadabandeira11

Fotos: Sd P. Lopes

registrado em:
Fim do conteúdo da página