CMO - Intentona Comunista 83 anos
Campo Grande (MS) – A tarde de terça-feira, 27 de novembro, no Auditório do Forte do Comando Militar do Oeste (CMO), foi de muito aprendizado para os militares da Guarnição Campo Grande. O Assessor da Seção de Doutrina do Centro de Coordenação de Operações do CMO, Coronel Hélio de Souza Filho, ministrou uma importante palestra sobre a Intentona Comunista de 1935, que ocorreu nas cidades de Natal, Recife e Rio de Janeiro e que é rememorada no dia de hoje.
Na oportunidade, o Chefe Centro de Coordenação de Operações do CMO, General Carlos Henrique Teche, agradeceu a disponibilidade do coronel por ministrar um fato histórico, o que enriquece muito o conhecimento dos militares.
“Não há para homens lição mais eficaz que o conhecimento do passado”, frase de Políbio, que o Coronel Hélio se pautou para prosseguir os ensinamentos. “Se esquecermos o passado não chegaremos ao futuro”, disse o Coronel que falou sobre os antecedentes, fatos e consequências da Intentona.
Por si só, o termo “intentona”, qualificado como intento louco ou plano insensato, resume o significado dos episódios ocorridos em 1935. Que as lições do passado e o sangue derramado pelos que tombaram na defesa da Pátria sirvam de farol para que jamais brasileiros peguem novamente em armas contra seus compatriotas, em nome de ideologias políticas contrárias aos ideais democráticos.
Ao final da palestra, o General Teche, entregou ao palestrante um certificado de agradecimento assinado pelo Comandante Militar do Oeste, General de Exército, Lourival Carvalho Silva.
Fotos: Sd Fuzaro
Midias sociais topo