CMO – Operação de Defesa Externa
Campo Grande (MS) – O Comando Militar do Oeste, por intermédio do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Oeste (CCOp/CMO), em ligação com a 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira (18ª Bda Inf Fron), aplicou, no período de 25 a 30 de novembro, o Exercício de Adestramento Avançado, daquela Grande Unidade, denominado Operação Ricardo Franco.
Adotando um viés diferenciado das operações interagências, que visam coibir os ilícitos transfronteiriços em conjunto com outros Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização, durante o Exercício, foram realizadas as ações que visam a Defesa da Pátria, verificando as capacidades e o nível de operacionalidade da tropa, evidenciando a cooperação na manutenção da inviolabilidade do território nacional, o patrulhamento e a vigilância da faixa de fronteira.
Por ocasião das atividades e a fim de atender a experimentação doutrinária do 9º Batalhão de Saúde, esta Organização Militar desdobrou, na Base Logística da 18ª Bda Inf Fron, elementos da Companhia de Saúde Avançada, com a finalidade de prestar o apoio de saúde necessário ao 2º escalão da Brigada e a evacuação para o Hospital de Campanha (3º Escalão).
Destacaram-se, durante a operação, o emprego de meios do 3° Batalhão de Aviação do Exército e a utilização de Embarcações Patrulha Guardian que ampliaram o poder de combate das tropas em operação.
Foram empregados cerca de 900 militares na atividade pertencentes a 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, do 9º Grupamento Logístico, do 9º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica e do 3º Batalhão de Aviação do Exército.
Midias sociais topo