Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

cmo intentona formatura 0

Mártires da Intentona Comunista são homenageados no Forte do CMO

 Campo Grande (MS) – A Intentona Comunista, ocorrida em 27 de novembro de 1935, foi um ato heróico daqueles que tombaram na defesa da Pátria e, como forma de reverenciar a memória das vítimas desse episódio, nesta sexta-feira, 30 de novembro, foi realizada uma formatura no Campo de Parada General Plínio Pitaluga, no Forte do CMO, com a presença de autoridades militares.

O Comandante Militar do Oeste, General de Exército Lourival Carvalho Silva, relembrou os fatos, ressaltando que cabe a todos os integrantes do Forte do CMO renderem a sua homenagem aos militares que tombaram em defesa da democracia e legalidade, “a Intentona Comunista foi uma tentativa de rebelião contra o Governo da República, liderada pela aliança nacional libertadora com forte motivação comunista, sob a influência do ideário da internacional socialista”, disse o general.

Durante a formatura foi executado o toque de silêncio em memória de nossos heróis e, ao mesmo tempo, foram executadas três descargas de fuzil. Ainda como forma de homenagem, foi realizada uma chamada nominal aos militares que contribuíram para a manutenção dos elevados anseios de liberdade e democracia do povo brasileiro. A cada nome chamado, a tropa respondia: “Presente”. O desfile da tropa marcou o encerramento da formatura.

 

cmo intentona formatura 2

 

cmo intentona formatura 3

 

cmo intentona formatura 4

 

cmo intentona formatura 6

 

cmo intentona formatura 7

registrado em:
Fim do conteúdo da página