Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

proj sd cidadao cmo 0

 

Projeto Soldado Cidadão: uma formação cívica-cidadã

Campo Grande (MS) - O ano de 2018 no Comando Militar do Oeste (CMO) foi de intensa qualificação aos recrutas e demais militares que prestam o Serviço Militar, tudo isso, porque o Projeto Soldado Cidadão está em pleno funcionamento e complementa a formação dos militares, facilitando assim, o ingresso no mercado de trabalho, após o período obrigatório junto às Forças Armadas.

O projeto funciona desde 2004 e abrange todo o território nacional e as qualificações acontecem através de parcerias entre as Instituiçoes Militares e escolas técnicas, as áreas de qualificação disponibilizadas estão: telecomunicações, mecânica, alimentação, construção civil, artes gráficas, confecção, têxtil, eletricidade, comércio, comunicação, transportes, infor­mática, vigilância, pintura e saúde.

No ano de 2018 nos quartéis de Campo Grande (MS), 788 militares foram capacitados, já em Cuiabá (MT) e Cáceres (MT) foram 420 militares. Os cursos foram disponibilizados através de Acordo de Cooperação entre o CMO e as empresas parceiras do projeto: Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT).

De acordo com o Coordenador Estadual do Projeto Soldado Cidadão no Mato Grosso, Capitão André Conca Júnior, a qualificação oferecida aos militares garante muito além de uma preparação dentro dos quartéis, mas, uma preparação para o futuro, "muitas vezes recebemos recrutas interessados em seguir carreira, mas, que não conseguem porque muitas vezes não termos vagas, então esses jovens acabam se dedicando também a esses cursos oferecidos, saindo daqui capacitado e qualificado para o mercado. Isso comprova a preocupação do Exército Brasileiro com o cidadão", pontuou o coordenador.

Prestes a dar baixa do quartel, o Cabo Darlis de Sousa, da Base Administrativa de Apoio do CMO em março se despede da farda, mas, leva consigo valores e o sentimento de gratidão, “são 8 anos vestindo a farda, calçando o cuturno e me preparando para as atividades aqui no quartel, porém, dentro de alguns meses saio dessa rotina para assumir a vida civil e posso dizer que estou preparado e capacitado para assumir inúmeras funções, já que, através do projeto pude realizar muitos cursos. Destaco o de Carpinteiro de Forma, o último curso que realizei e que me garante a possibilidade de executar trabalhos de carpintaria, preparando canteiros de obras, montando formas metálicas, de madeira e forro de laje, uma profissão bem remunerada no mercado de trabalho", disse o Cabo.

Para o ano de 2019, o calendário de cursos está sendo preparado, muitos já estão definidos, garante o Assessor de Cooperação, Projetos e Programas do CMO, Coronel José Roberto de Melo Queiroz, "em fevereiro haverá reuniões para alinharmos os cursos de interesse do CMO e por isso, estamos realizando alguns ajustes em relação a datas para não atrapalharmos as operações militares e o adestramento da tropa. Sabemos que o Projeto Soldado Cidadão é uma das vertentes do Ministério da Defesa, em especial do Comando de Operações Terrestres (COTER), que visa não só capacitar os militares que estão no Serviço Militar Obrigatório mas, garantir a eles uma formação complementar. Para o CMO, neste ano, temos uma novidade conquistada com a parceria do SENAR que é o curso de operador de drone, uma ferramenta útil dentro dos quartéis na área de Comunicação Social e com ótima aceitação no mercado de trabalho", concluiu o Coronel.

Dados do Ministério da Defesa (MD), pontam que aproximadamente 67% dos jovens participantes do Soldado Cidadão conseguem emprego após concluírem o Serviço Militar.

 

proj sd cidadao cmo 3

 

proj sd cidadao cmo 2

 

proj sd cidadao cmo 5

 

proj sd cidadao cmo 4

 

proj sd cidadao cmo 6

 

proj sd cidadao cmo 7

 

proj sd cidadao cmo 8

Fotos: CMO

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página