CMO – Conservação de recursos naturais no Campo de Instrução
Campo Grande (MS) – Seja pela terra, água ou, então, pelo ar, dia e noite, não importa o horário, eles estão sempre de olhos bem abertos quando o assunto é preservação do meio ambiente. Essa é uma das principais preocupações dos militares que tem no terreno, um dos fatores preponderantes da decisão no planejamento das operações. É assim no Campo de Instrução de Betione, distante 234 km da capital sul-mato-grossense. Quem visita o local fica encantado com a vegetação preservada em uma área correspondente a 8.022 hectares.
A missão do Campo de Instrução, localizado no município de Miranda (MS), diretamente subordinado ao Comando Militar do Oeste (CMO), é manter a área e as instalações operacionais em condições de serem utilizadas a qualquer momento para treinamentos de tropas, conforme diretrizes do CMO. Só em 2018, foram realizados 21 exercícios operacionais, como Operação Ágata e exercícios de tiro real. Para se ter uma ideia, no último ano, mais de 2.600 militares da Marinha, Exército e FAB receberam treinamento no local.
As questões de proteção e conservação do meio ambiente fazem parte tanto da missão quanto da natureza da Instituição, visto que uma parte significativa das atividades desenvolvidas está voltada para esses fins. “Um grande contingente de militares passa por aqui constantemente para operações diversas, por isso as atenções com a parte verde do nosso Campo devem ser redobradas”, explicou o Tenente João Iran Costa, diretor do Campo de Instrução de Betione.
Uma das missões da tropa é realizar trabalhos de limpeza da mata e rios, recuperação de áreas verdes e, se necessário, plantio de árvores. Os militares envolvidos em operações, exercícios e manobras, assim que chegam ao Campo de Instrução, recebem normas referentes à conservação dos recursos naturais. “Realizamos sinalização e orientações adequadas quanto aos acessos, trilhas e vias dos campos e áreas de instrução, para não causar danos nas áreas não utilizadas durante as atividades. Outro ponto importante é a proteção das áreas de risco de incêndio”, enfatizou o tenente.
São inúmeras instruções realizadas para a conservação do solo, da fauna e flora e, muitas vezes, juntamente com os órgãos que cuidam da preservação ambiental, a Força Terrestre também fornece apoio logístico nas atividades de fiscalização ambiental.
É o Exercito Brasileiro com seu braço forte e mão amiga, na sensibilização quanto à responsabilidade social, na conservação de recursos naturais, colhendo frutos da utilização sustentável de seus extensos campos de instruções espalhados pelo País.
Midias sociais topo