CMO – Servir ao próximo, uma nova visão da vida, superação. Chegou a hora da Operação Acolhida
Campo Grande (MS) – Dentro do hangar da Base Aérea de Campo Grande, familiares e amigos aguardavam o momento do último abraço, antes do embarque de seus filhos, pais, irmãos, amigos. Foi com muita emoção que se despediram dos 226 militares que seguiram, na manhã desta sexta-feira, 25 de janeiro, para Roraima (RR), local aonde, nos próximos três meses, vão se juntar a outros militares, de diversas regiões do País, para dar continuidade a Força Tarefa Logística Humanitária, “Operação Acolhida”, desencadeada em março de 2018 pelo Ministério da Defesa, que apoia na assistência aos imigrantes venezuelanos.
Até semana que vem, outros militares embarcam para Boa Vista (RR), totalizando 247 homens e mulheres do Comando Militar do Oeste (CMO) que, junto com os mais de 300 homens e mulheres do Comando Militar do Planalto (CMP), formam o 4º Contingente da Força Tarefa Logística Humanitária.
Antes do embarque, o Comandante Militar do Oeste, General de Exército Lourival Carvalho Silva, falou sobre a importância da missão. “É uma missão extremamente importante, não só para o Exército, pois estamos representando toda a Nação Brasileira. É um orgulho para todos nós do CMO poder enviá-los para exercerem a atividade mais sublime para o ser humano, que é servir ao próximo”.
Servir ao próximo, é com esse objetivo que o soldado Wellington Mateus Dias Vital, segue para a Operação Acolhida. “Aos 10 anos fui diagnosticado com um tumor maligno no olho e muita gente me ajudou naquela época. Agora, com essa oportunidade, vou aproveitar para retribuir tudo que já foi feito por mim. Será um prazer seguir para essa missão,” explicou o soldado da Base de Administração e Apoio do CMO.
A psicóloga da 9ª Região Militar, Tenente Soraya Cristine Vale de Lima, se despediu do marido e dos dois filhos, de 4 e 10 anos de idade, e embarcou com o desejo de realizar o melhor trabalho possível. “Estou indo para cuidar dos militares que estão na missão para que eles possam desempenhar suas funções na melhor forma possível, conscientes e tranquilos,” enfatizou.
O publicitário, adjunto da Comunicação Social do CMO, sargento Paulo Henrique da Silva, foi para a primeira grande missão dele dentro do Exército. Para Roraima, levou o seu olhar diferenciado de fotógrafo, cinegrafista e editor de imagem. “Espero poder usar todo meu conhecimento na área de comunicação social para quem está longe entender o que realmente está acontecendo. Eu tenho certeza que tudo isso que vou viver lá, vai me dar uma visão diferente da vida, vou ter um novo olhar. É assim que eu espero voltar de Roraima”.
Entre abraços e lágrimas durante a despedida, um cachorrinho era mimado enquanto curtia o colo do dono, o Cabo Mario Sérgio Otsuka Flores. “Fiz questão de trazer minha família para a despedida, inclusive o “Brócolis”, meu cachorro que será cuidado pela minha namorada e minha irmã. Enquanto isso, lá em Roraima, será um prazer ajudar as pessoas que, neste momento, precisam do nosso apoio. É algo que nem consigo descrever, é uma realização.”
No encerramento da formatura de despedidas, o Comandante Militar do Oeste fez questão de agradecer quem ficará aqui, de longe, dando todo o apoio emocional para quem estará na missão. “Gostaria de agradecer aos seus familiares, pois eles, sim, vão abrir mão do contato diário, do convívio com os senhores. Desejo a melhor da sorte e a melhor das missões aos senhores, porque competência não lhes falta. Que Deus os acompanhe!”, encerrou o General Carvalho.
Fotos: Sd P Lopes e Sd Fuzaro
Midias sociais topo