Obra do Rancho do CMO: um espaço amplo e harmonioso no Forte
Campo Grande (MS) - Cada estaca estendida pelo amplo salão do 'novo' Rancho do Comando Militar do Oeste (CMO) está sendo pensado milimetricamente, para bem servir os militares do Forte do CMO. A obra de reforma iniciou em setembro de 2018 e tem previsão de término em agosto, deste ano, são aproximadamente 20 profissionais envolvidos, diretamente na obra.
A reforma passa por uma intensa rotina de trabalho e fiscalização, a 2º Tenente Aurea Helena Rodrigues Carreteiro, engenheira civil e fiscal da obra, acompanha o trabalho diariamente e está atenta a cada detalhe de execução do projeto, "como já estamos com boa parte do trabalho em andamento, o foco agora, é fazermos a parte do refeitório, com fundação e uma nova laje. Toda obra foi pensada na centralização dos militares, para podermos atender de maneira mais eficaz todo efetivo do CMO e 9ª RM (9ª Região Militar) ", pontuou a fiscal.
Nas instalações previstas para a cozinha estão: área de cocção (forno e fogão), sala das nutricionistas, espaço de higienização dos alimentos, salas de preparo das massas, de açougue, vegetais, depósito, câmara fria e ainda sanitários e vestiários.
O projeto da reforma contempla, a execução de SPDA (Sistema de proteção de descargas atmosféricas), cabeamento lógico, PSCIP (Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico), execução do sistema elétrico, hidrossanitário, troca total de todas as esquadrias, execução do forro de PVC e gesso, além de, projeto de acessibilidade.
De acordo com o Aprovisionador da Base de Administração e Apoio do CMO, Capitão Marcos Fabrício Bolzan a estrutura do novo rancho vai atender bem melhor às demandas do CMO, "atualmente alimentamos um efetivo de cerca de 2 mil pessoas por dia, das 8 unidades do Forte do CMO, produzimos em média 2 mil e 600 refeições diárias, somando café, almoço e jantar. Os refeitórios amplos e o espaço significativo da cozinha, serão de grande valia para a equipe do rancho, composta por 73 militares e 3 servidores civis, garantindo melhores condições de trabalho e de salubridade a todos. Com as novas instalações do rancho, também há previsão de adquirirmos equipamentos de conceitos mais modernos, através de licitação, que com certeza, otimizarão ainda mais os trabalhos, bem como, melhorarão a qualidade dos produtos a oferecer ao nosso público interno", disse o Capitão Bolzan.
Ainda de acordo com o Capitão, os equipamentos que futuramente farão parte da cozinha industrial do rancho, contarão com o sistema cook chill, que traduzido significa “cozinhar e resfriar”, um sistema de produção de refeições que promove uma pausa entre o momento de produção e o momento de servir o alimento ao cliente final, "esse sistema permite armazenarmos as refeições congeladas, que posteriormente serão reaquecidas em um processo chamado de regeneração. Isso garante a manutenção das propriedades nutricionais, bem como, a cor, o brilho, a textura, a maciez e o sabor do alimento, como se fossem feitos na hora", afirmou.
Detalhes técnicos da obra
O prédio de 2.280,87 m², dentro de poucos meses será finalizado e comportará cerca de 700 militares por turno. No local uma bela estrutura está sendo feita, a cozinha é ampla e conta com 633,55 m², os espaços administrativos também, sendo o grande destaque para o refeitório que conta com pavimento térreo com 787,43 m² e superior de 859,89 m², "estamos falando de uma edificação de 99 (noventa e nove) anos, que já está consolidada. Durante a reforma está sendo feito todo reforço estrutural dos pilares para garantir total segurança ao público. Tudo pensado com muito cuidado para atender desde a equipe da cozinha, aos militares que irão se alimentar neste local. O piso superior que está sendo construído, será apoiado por laje, e passou por um planejamento criterioso, onde o projetista calculou uma carga em torno de 500 kg/m², é como se fosse uma multidão andando em cima de uma laje, tudo isso, para garantir toda segurança no local", disse o engenheiro residente na Obra do CMO, Ricardo Pereira Alves, da empresa Eletroline, responsável pela obra.
Fotos: Sd P. Lopes
Midias sociais topo