Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

cmoestagiopef

CMO prepara novos Comandantes de Pelotão de Fronteira

Campo Grande (MS) – Desde o início de 2018, o Tenente Renan Oliveira, comanda o 2º PEF Fortuna, no estado de Mato Grosso. São 39 homens, entre cabos, soldados e sargentos, sendo 18 famílias. Uma missão que requer muitos conhecimentos e é exatamente isso que ele e mais 22 militares fazem esta semana, até a próxima sexta-feira, 5 de abril: o Estágio para Comandantes do Comando de Elemento Destacado e Comandantes de Pelotão Especial de Fronteira e Militares das OM e GU com Encargo para as Operações nos PEF (1ª fase), por parte das Grandes Unidades do Comando Militar do Oeste (CMO).

Na sala de guerra do Centro de Coordenação de Operações (CCOP CMO), dentro do Forte do CMO, o Comandante Militar do Oeste, General de Exército Lourival Carvalho Silva¸ recebeu os participantes. Na manhã desta terça-feira, 2 de abril, uma das palestras foi sobre o apoio de Saúde, ministrada pela chefe da Divisão de Medicina do Hospital Militar de Área de Campo Grande, Capitão Mônica.

“É muito importante participar de estágios como esse para a nossa manutenção de conhecimento e diretrizes do Comando, pois sempre surge algo novo e é sempre bom a gente relembrar,” disse o Comandante do PEF Fortuna.

Nesta 1ª Fase do estágio é feito um nivelamento para que a Brigada faça a preparação do comandante do pelotão. Essa troca de conhecimentos e experiências é importante para dar condições de um melhor desempenho por parte dos comandantes. “Eles recebem diversas orientações como, por exemplo, como capacitar seu pessoal para que, durante o período que ele estiver destacado, tenha o melhor desempenho, em condições de cumprir, junto com o efetivo, as missões de Pelotão de Fronteira,” explicou o Coordenador do Estágio, Coronel Marcos dos Santos França.

Para o Comandante de Pelotão do 20º Regimento de Cavalaria Blindado, Aspirante João Lucas Dittmar Antunes, oportunidades com essa são únicas, principalmente para quem deseja ser um futuro Cmt de PEF. “Para o oficial combatente de carreira, no comando de um PEF pode se colocar em prática tudo que foi estudado durante anos, com relação a liderança do pelotão, técnicas e procedimentos, então, por mais que seja escalado por questões administrativas, é uma missão muito gratificante”, enfatizou o aspirante.

 

cmoestagiopef 3

registrado em:
Fim do conteúdo da página