Ao comemorarmos os feitos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) nos campos da Itália, é uma satisfação lembrarmos da última missão em combate de nossos Pracinhas: a rendição da 148ª Divisão de Infantaria Alemã às tropas brasileiras. Segundo o General Mark Clark – Comandante do V Exército de Campanha – “Foi magnífico o final de uma atuação magnífica”, Coronel Rosty e Tenente Artêmio.
Ao completarmos 74 anos da rendição da 148ª Divisão de Infantaria Alemã às tropas brasileiras, neste dia 29 de abril, fica a homenagem aos nobres Pracinhas que combateram com destreza nos campos da Itália. Um fato histórico como este, precisa ser lido na íntegra para que entendamos a importância desta data. O link https://bit.ly/2ZDiYQT traz um texto rico em detalhes até a conquista da vitória.
Em Mato Grosso do Sul, um acervo dos Pracinhas em combate está no Museu Marechal José Machado Lopes, em Aquidauana (MS). O espaço fica no 9º Batalhão de Engenharia de Combate – “Batalhão Carlos Camisão” e é aberto ao público de segunda a quinta, das 09h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30, de sexta a domingo, o horário é das 09h30 às 11h30.
Histórico
O Museu Marechal José Machado Lopes foi criado em 1962, por ordem do General Garrastazu Médici, com o objetivo de preservar o acervo histórico e as tradições do 9º Batalhão de Engenharia de Combate. Idealizado pelo Coronel Machado Lopes, que comandou essa distinta Organização Militar, durante a 2º Guerra Mundial, esse espaço cultural foi legalizado em 1975, e em setembro de 1990, recebeu a denominação atual, como uma justa homenagem ao seu principal mentor. Desde então esse Museu passou por inúmeras adequações, todas focadas na ampliação e na conservação do acervo. Essa última repaginada expandiu o lapso temporal da exposição, passando a abranger desde a história dos primeiros conflitos dessa região estratégica, até as missões nacionais internacionais do Batalhão Carlos Camisão.
Midias sociais topo