177º Aniversário de Criação do 17º B Fron
Corumbá (MS) – O 17º Batalhão de Fronteira realizou, de 13 a 17 de maio, as comemorações alusivas ao seu 177º aniversário de criação. Ao longo da semana, foram realizadas atividades desportivas entre as companhias, como pista de cordas, vôlei de praia, natação, futebol de campo, revezamento com fuzil e cabo de guerra.
As comemorações foram encerradas com uma formatura militar com a presença do Chefe do Estado-Maior da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira Coronel André Luiz Zanola e demais comandantes de Organizações Militares subordinadas a Brigada. Durante a formatura, o Comandante do Batalhão, Coronel Vicente de Paulo Mattos Júnior, destacou o espírito de comprimento de missão, o empenho e a força de vontade dos militares do batalhão, que se assemelham aos grandes feitos do Marechal Antônio Maria Coelho.
17º Batalhão de Fronteira
Suas origens remontam de 14 de maio de 1842, data da criação do Corpo Provisório de Caçadores de Minas Gerais, na cidade de Ouro Preto. Denominado de 21° Batalhão de Caçadores durante a guerra da Tríplice Aliança, obteve destacada atuação nas batalhas de Laguna, Bela Vista e Machorra. A partir de 1920 passa a denominar-se 17º BC, mantendo a tradição histórica do Corpo de Caçadores e legendário 21º BC. Em 1986 recebeu a denominação histórica de “Batalhão Antônio Maria Coelho”, em homenagem ao herói da retomada de Corumbá durante a Campanha do Paraguai, um dos mais empolgantes feitos de armas do que se pode orgulhar o Exército Brasileiro. Em 1994, passou a denominar-se 17° B Fron, sendo hoje uma organização militar de emprego peculiar em operações no pantanal, com a missão de conduzir os Estágios de Operações no Pantanal (EOPAN), destinados a Oficiais e Sargentos.
Midias sociais topo