Equipe do CMO participa do Campeonato de Concurso Completo de Equitação do Exército
Campo Grande (MS) – A Equipe de Concurso Completo de Equitação (CCE) do Comando Militar do Oeste inicia, nesta quinta-feira, 6 de junho, a participação no Campeonato de CCE do Exército, organizado pelo 1º Regimento de Cavalaria de Guardas (1º RCGd) – Dragões da Independência, na guarnição de Brasília (DF).
O certame é disputado em três níveis de dificuldade, divididos de acordo com exigências técnicas e a idade dos cavalos. Compõem as equipes do CMO os seguintes conjuntos:
Nível Principal – 2** (duas estrelas)
Cap Fraga, do 10º RCMec, montando CS Angra
1º Ten R1 Jair, vinculado ao 17º RCMec, montando Horse Love
ST Josmar, do 17º RCMec, montando Ornela do Rincão
2º Sgt Leal, do 20º RCB, montando Sete do Rincão
Nível Intermediário – 1* (uma estrela) – Cavalos Novos 5/ 6 anos
Cap Rabuske, do 20º RCB, montando Treze do Rincão
Cap Élton, do 17º RCMec, montando Hermano da Vista
1º Ten Lemes, do Cmdo CMO, montando Reboleira do Rincão
1º Ten Nunes, do 10º RCMec, montando Urgente do Rincão
1º Ten R1 Jair, vinculado ao 17º RCMec, montando Rachitu
ST Valadares, do 10º RCMec, , montando Maestro
1º Sgt Albeche, do 20º RCB, montando Unção do Rincão
Nível Elementar – 0,90 m – Cavalos Novos 4/ 5 anos
Cap Élton, do 17ºRCMec, montando Vendaval do Rincão
1º Ten Lemes, do Cmdo CMO, montando Itaqui da Vista
Asp Varalo, do 20º RCB, montando Melena do Rincão
ST Valadares, do 10º RCMec, montando Tinto Lep
2º Sgt Aparecido, do 20º RCB, montando Ucrânia do Rincão
A competição inicia com a 1ª Inspeção dos Cavalos, momento no qual são realizados exames visuais do estado geral dos animais, bem como a conferência da documentação de controle sanitário (passaporte) de todos os equinos que tomarão parte do evento.
No dia 7 de junho terá a prova de Adestramento, modalidade na qual os conjuntos devem apresentar-se conforme uma série de movimentos predeterminados, nas três andaduras (passo, trote e galope), sendo avaliados por um corpo de juízes.
No dia seguinte, ocorre a principal prova do evento, o percurso de Cross Country. Nessa disciplina o conjunto é submetido a um extenso percurso de salto de obstáculos rústicos, onde a coragem e o arrojo dos cavaleiros são testados à exaustão, bem como a franqueza e a capacidade física dos animais.
No último dia do evento, após uma nova inspeção dos cavalos, semelhante à primeira, os conjuntos competem na modalidade Salto (hipismo clássico).
O resultado final individual do campeonato é obtido por meio do somatório dos pontos perdidos em cada uma dessas provas, sendo declarado campeão, o conjunto que obtiver a menor pontuação final. De modo análogo, o resultado por equipes é obtido por meio do somatório dos três melhores resultados da equipe (há possibilidade de um descarte).
O CCE NO CMO
Nos últimos anos, o 10º RC Mec, Regimento Antonio João, tem sido a sede do treinamento da equipe do CMO, tendo em vista possuir os obstáculos e a área necessária para um eficaz desenvolvimento das capacidades dos conjuntos.
A despeito do reduzido número de eventos dessa modalidade na região, as equipes do CMO tem conquistado significativos resultados nos Campeonatos de CCE do Exército, fruto da intensa dedicação de seus cavaleiros que abrem mão de seus horários de folga para proporcionarem o devido aprimoramento, físico e técnico, de seus animais, fazendo com que o CMO seja objeto de inúmeros elogios por parte das demais equipes e pelos incentivadores da arte da equitação militar.
Midias sociais topo