Projeto Soldado Cidadão capacita militares na capital
Campo Grande (MS) – “Capacitar é a nossa missão principal e essa parceria com o Ministério da Defesa (MD) e Comando Militar do Oeste (CMO), através do Projeto Soldado Cidadão, nos proporciona desenvolver nosso trabalho com excelência”, assim a Técnica do SEST/SENAT responsável pelo Projeto Soldado Cidadão Kathya Regina Martins de Souza definiu a parceria entre o CMO e a Instituição, que já capacitou mais de 1000 (mil) militares.
Condutor de Veículo de Transporte Coletivo e Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOOP), são os cursos da vez e acontece de 10 a 14 de junho, sendo os participantes, militares do CMO e Organizações Militares (OM) subordinadas. O objetivo dos cursos e capacitar os motoristas/militares a lidarem com o transporte de cargas perigosas e transporte de pessoas de maneira segura, minimizando riscos de acidentes e aplicando medidas preventivas e de segurança aos usuários.
O instrutor Wellington da Silva Dutra, que ministra o Curso de Transporte Coletivo, foi militar por oito anos no Exército e segundo ele, graças a cursos como esses que pode ter uma profissão. “Sem dúvida essa é uma oportunidade primordial para a capacitação profissional e pessoal, quando servi passei por várias capacitações como essas e digo sem medo de errar, se hoje sou profissional, devo muito ao Exército Brasileiro que me deu oportunidades como essas”, afirmou o instrutor.
Os dois cursos contam com um total de 36 alunos que passam por aulas teóricas e práticas para conduzir de maneira segura, sejam, pessoas ou cargas perigosas, “quando entrei no Exército, era habilitado apenas na categoria B, e hoje, já tenho a categoria D e a cada dia venho me capacitando, através dos cursos oferecidos pela Força. Isso agrega conhecimento e nos garante uma profissão”, disse o Cabo Julianderson Baptista da Silva.
Os cursos são custeados pelo Projeto Soldado Cidadão e garantem maior segurança na direção de veículos oficiais.
Projeto Soldado Cidadão
O Projeto Soldado Cidadão tem por objetivo qualificar profissionalmente os militares que prestam o serviço militar inicial e os cabos e soldados, realizando o serviço militar voluntário, complementando a formação cívica-cidadã e facilitando o ingresso no mercado de trabalho, após o período dentro das Forças Armadas.
De acordo com o MD, aproximadamente 65% dos jovens participantes do projeto conseguem emprego após concluírem o Serviço Militar.
Fotos: 2º Ten Cristiane Pereira
Midias sociais topo