CMO - Curso Processamento de Carne de Peixe
Campo Grande (MS) – Militares do Comando Militar do Oeste (CMO) e Organizações Militares (OM) subordinadas foram capacitados em mais um curso do projeto Soldado-Cidadão, dessa vez sobre “Processamento de Carne de Peixe”, realizado de 17 a 18 de junho. O curso, oferecido em parceria com o SENAR/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), possibilitou aos militares aprenderem diversas receitas salgadas utilizando peixe, entre elas, croquete, bolinho de peixe, maionese, pastel, pizza de peixe, linguiça, entre outros.
As receitas, fáceis e saborosas, serviram de estímulo para os 12 inscritos no curso, que além de levarem o que aprenderam para suas OM, poderão utilizar o aprendizado como uma profissão futura. O instrutor Francisco Ferreira de Souza que presta serviço no SENAR a mais de 20 anos, ressaltou que “o curso é transformador, garantindo aos jovens opções diferenciadas de pratos. Toda vez que ministro um curso no CMO me sinto em casa e com a sensação de dever cumprido, por colaborar com a capacitação desses, que são o futuro do nosso País”, disse o instrutor.
O assessor de Cooperação e Projetos do CMO, Coronel José Roberto de Melo Queiroz esteve no encerramento do curso e agradeceu a parceria entre SENAR e CMO, “cozinhar é uma arte, e hoje, os senhores aprenderam mais uma profissão com o instrutor. Aprenderam a fazer alimentos saudáveis e ainda reaproveitar o que antes poderia ser descartado. Não parem de se capacitar, não perca o contato com o instrutor, se aprimore sempre, pois é através do estudo que garantimos o sucesso profissional”, destacou o Coronel.
Há 4 anos no Exército, o Cabo Douglas Martins Duquin Gonçalves, do 44º Batalhão de Infantaria Motorizado (44º B I Mtz) de Cuiabá (MT), disse que já tinha o conhecimento em técnicas com pescado, mas, pode aprender corretamente os processos de beneficiamento e de conservação de peixes, “nós produzimos os alimentos com total aproveitamento, aqui pude perceber que nada se descarta, mas, se reaproveita transformando-se em pratos nutritivos e saborosos”, finalizou.
O projeto Soldado-Cidadão, está em funcionamento desde 2004 em todo o território nacional. Escolas técnicas e militares são parceiras na capacitação dos jovens que estão deixando a farda para retornar à vida civil.
Fotos: Sd P. Lopes
Midias sociais topo