Campo Grande (MS) - Todas as segundas-feiras, das 13h às 17h, cerca de 15 alunos praticam a Equoterapia na Sede Hípica do Circulo Militar, são crianças e adolescentes com idade a partir de oito anos, que apresentam dificuldades físicas, mentais, psicológicas e comportamentais. Esse lindo trabalho há seis meses é realizado pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) em parceria com o Comando Militar do Oeste (CMO), através do Acordo de Cooperação, firmado entre as instituições.
Este trabalho é gratuito, e visa atender pessoas em situação de vulnerabilidade econômica/social com deficit físico ou psicológico, por meio do atendimento terapêutico, promovendo benefícios relacionados ao bem-estar físico e emocional.
Heloísa Bruna Grubits é a professora da UCDB responsável pela condução do trabalho, e garante que essa parceria é motivadora, “aqui vemos de perto a evolução de cada criança e a sintonia dela com o animal, o que reflete, em seu tratamento e consequentemente em sua evolução. É inspiradora e admirável essa parceria, que garante saúde e bem-estar aos que realmente precisam”, pontuou a professora.
Os benefícios da Equoterapia são inúmeros e dentre eles estão a melhora do equilíbrio e da postura, o desenvolvimento da coordenação de movimentos entre tronco, membros e visão, sensibilidade tátil, visual, auditiva, olfativa, o que melhora a integração sensorial – motora.
A pequena Heloísa Vitória Petralas, de 6 anos, é uma das crianças que se beneficiam do método, ela nasceu com Encefalopatia Crônica Não Evolutiva, uma síndrome neurológica caracterizada por distúrbios da postura e do movimentos secundários, “a Heloísa, tinha dificuldade de firmar as perninhas, o que dificultava o seu equilíbrio. Hoje, após seis meses de Equoterapia, a evolução é nítida, ela já anda sozinha, o que garante à minha filha mais autonomia nas atividades rotineiras. Estou muito feliz com o resultado desse trabalho, que pra mim significa amor”, disse emocionada a mãe, Stephanie Petralas Forato.
Fotos: Sd P. Lopes
Midias sociais topo