Militares se qualificam em condução de veículos de emergência e carga indivisível
Campo Grande (MS) - De 15 a 19 de julho, militares da Guarnição de Campo Grande (MS) realizam cursos gratuitos de qualificação no SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), fruto do acordo de cooperação entre a instituição e o Comando Militar do Oeste (CMO), através do Projeto Soldado Cidadão.
Na oportunidade 30 militares estão sendo capacitados, sendo duas turmas formadas, uma para realização do Curso para Condutores de Veículos de Emergência e a outra para Curso para Condutores de Veículos de Transporte de Carga Indivisível. Ambos os cursos contam com duração de 50 horas/aula.
O módulo que compreende o Curso para Condutores de Veículos de Emergência conta com as seguintes temas: legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente, convívio social e relacionamento interpessoal.
Já para o Curso Condutores de Veículos de Transporte de Carga Indivisível aborda: legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente e prevenção de incêndio e movimentação de carga que trata das definições, dos efeitos e das consequências do tráfego desse tipo de carga e da autorização especial de trânsito, do comportamento preventivo do condutor para cada tipo de produto transportado e dos procedimentos em caso de emergência.
São consideradas cargas indivisíveis as cargas unitárias, materiais, implementos, partes estruturais ou partes de máquinas e equipamentos de dimensões e pesos excedentes. Transportar esse tipo de material é uma operação que tem alguns riscos e, por isso, requer cuidados especiais. Além disso, são necessárias autorizações especiais para o transporte.
Fotos: Sd P. Lopes
Midias sociais topo