Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

general carvalho

 Palavras de despedida do General Carvalho

Sr General Leal Pujol, Comandante do Exército, na pessoa de quem cumprimento a todos os presentes e àqueles que nos acompanham pela Rede Mundial de Computadores,

Despedidas regulamentares constituem praxe no cerimonial militar. Ao ingressarmos no Exército, acostumamo-nos ao fluxo incessante de chegadas e partidas nos quartéis. De tal ir e vir é que se processa a renovação dos quadros, das ideias, dos conhecimentos, das experiências. Esta dinâmica faz-se essencial à evolução das pessoas e instituições. Contudo, nós, os que partimos, sentimos intensamente a ausência daqueles que ficam, pois quando olhamos para trás, o que vemos são histórias construídas, desafios vencidos, dificuldades e alegrias compartilhadas, lembranças de camaradagem, reminiscências de solidariedade.

Vivo, neste instante, um misto de alegria e de tristeza. Alegria pelo fato de concluir minha missão à frente do Comando Militar do Oestecom saúde e a sensação do dever cumprido. Tristeza por deixar amigos, a família pantaneira e a cidade de Campo Grande.

Assim, o término, a bom termo, deste gratificante capítulo de minha vida, impõe-me o prazeroso dever de externar os meus agradecimentos.

Ao Criador, Senhor do céu e da terra, pelo privilégio, honra e ventura singular de poder participar da história deste Comando Militar de Área e por todas as bençãos e alegrias a mim proporcionadas.

Aos Comandantes do Exército, Generais Villas Bôas e Leal Pujol, pela camaradagem, apoio, orientações e, acima de tudo, confiança. Estendo meu reconhecimento aos seus Chefes de Gabinete, Generais Tomás e Castro.

Aos oficiais-generais do ACE com os quais tivemos a oportunidade de trabalhar, camaradas de uma vida, a nossa gratidão pelo apoio e atenção aos pleitos do CMO.

Aos companheiros de vocação da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, meus efusivos agradecimentos pela atenção sempre dispensada, prova irretocável da união das Forças Armadas.

Desejo destacar o trabalho desenvolvido com os Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização federais, estaduais e municipais, sediados nos Estados de MT e MS, com os quais trabalhamos em inúmeras oportunidades, o que possibilitou uma venturosa sinergia e a capacitação dos nossos militares em amplo espectro de métodos e técnicas essenciais para as ações empreendidas pelo CMO.

Quero externar o meu apreço pelo Poder Judiciário, Advocacia e Defensoria Públicas, Ministério Público da União e dos Estados de MS e MT, pelas manifestações de consideração e estima dedicados, não somente ao nosso Comando Militar de Área, mas ao Exército Brasileiro.

Ressalto o ambiente harmonioso e cooperativo que floresce nas terras sul-mato-grossenses e mato-grossenses, gerado pelo dinamismo dos Poderes Executivo e Legislativo estaduais e municipais. Assim, agradeço o convívio cordial e cooperativo das governadorias, assembleias legislativas, prefeituras, e câmaras de vereadores das cidades sedes das nossas organizações militares subordinadas.

Não poderia deixar de mencionar a Arquidiocese de Campo Grande, Infraero, Secretaria de Patrimônio da União, OAB Seção MS, Universidade Federal de MS e POUPEx, os nossos agradecimentos pela consideração, produtiva parceria em trabalhos em prol da sociedade e acolhimento aos anseios do nosso Exército.

Aos Generais Ferreira, Lima, Sardinha e Paulo Roberto, aos eternos companheiros da Turma de 1981 da AMAN, suas famílias, demais camaradas da reserva, exemplos de profissionalismo, de amor à nossa Instituição, sempre transmitidos aos jovens militares, minha eterna gratidão pela camaradagem, amizade e constantes demonstrações de apreço e consideração para comigo e minha família.

A todos os campo-grandenses, de nascimento ou de coração, agradeço-lhes pela acolhida, cordialidade e consideração com que eu, minha família e todos os militares do Exército sempre fomos brindados.

Nesta nobre missão de comandar, são inúmeros os momentos de alegria, porém, nos acompanham, também, os momentos de tristeza e dúvida. Assim é que manifesto a todos os que me auxiliaram, trouxeram-me palavras de conforto e de alento, dedicaram-me as suas orações, de maneira anônima ou explícita, os meus mais sinceros agradecimentos, pedindo que seus caminhos sejam repletos de êxitos e conquistas.

Gostaria de expressar alguns agradecimentos bastante especiais. À minha família: Thiana, minha querida esposa, minha amiga, minha força e meu refúgio. Obrigado por me mostrar o caminho, mas, acima de tudo, por entender os meus grandes defeitos e fraquezas. Lucas e Letícia, meus orgulhos maiores, inspiração e motivação, pelo apoio nas horas difíceis e pela compreensão durante as minhas ausências. Não importa a distância, estamos e estaremos sempre juntos. Desculpem-me por colocá-los, frequentemente, em plano incompatível com o que representam para mim.

Aos meus pais, que há muito já nos deixaram, pela formação do meu caráter e ensinamentos de vida.

Aos meus assessores diretos: Assistentes, Adj Cmdo CMO, Aux EM pessoal, Secretária senhora Idalina, demais auxiliares e motoristas do Gabinete, equipe de apoio à residência do Cmt Mil O, todos exemplos de profissionalismo, lealdade e dedicação, manifesto a minha gratidão e o meu reconhecimento. Um pequeno grupo, incansável, que dignifica e materializa a nobre missão de servir.

Aos meus oficiais, subtenentes, sargentos, cabos, soldados e servidores civis, pela sabedoria, exemplos de humildade sem subserviência, camaradagem, lealdade e ambiente fraterno que desfrutamos. Especial realce aos meus chefes de estado-maior, Generais Bessa, Carrião, Pinto Sampaio e Coronel Zanon; chefes do Centro de Coordenação de Operações do CMO, Generais Teche, Pinto Sampaio e Gurgel; comandantes dos nossos grandes comandos subordinados, Generais William, Marçal, Herzer, Carmona, Brancalione, Eduardo e Salgado, Coronéis Lajóia, Luiz, Carli, Kuster e Magno; e aos comandantes das nossas organizações militares diretamente subordinadas, Coronéis Gonçalves, Lima Menezes, Farias, Zacconi, Gramosa, Bastos Costa, Botelho e Glaidson; Majores Faria, Alexandre e Maurílio; e Capitão Córdova. Se algo pude realizar, devo a esse seleto grupo de pessoas, com o qual tive o privilégio de ombrear no dia-a-dia. A vocês, meus comandados, o eterno agradecimento deste Comandante.

Aprendi muito no contato diário com as pessoas que, de todas as partes, expressavam, em relação ao nosso Comando Militar de Área, elogios, petições, angústias e até mesmo críticas severas. Busquei resolvê-las, atendendo às necessidades da Força e de meus subordinados. Se não fui feliz em algumas decisões, na ótica dos alcançados pelas mesmas, estejam seguros que a justiça, a imparcialidade e os interesses da Instituição foram os nossos faróis.

Meus objetivos maiores sempre foram buscar a implementação de novas ideias, transmitir conhecimentos e semear entusiasmo, fazendo do ato de comandar o primeiro e mais importante compromisso de cada dia.

Entregar o comando do CMO ao General Soares, camarada de Arma e companheiro de décadas, é motivo de muita alegria e satisfação pessoais. Nosso Comando Militar de Área beneficiar-se-á, e muito, de sua experiência profissional, dinamismo e liderança. Desejo-lhe sucesso e realizações nesta nova e instigante missão, extensivos à sua esposa senhora Laura.

Estarei na Secretaria de Economia e Finanças, em Brasília, acompanhando a evolução do nosso CMO e sempre pronto a auxiliar no que estiver ao meu alcance.

Peço a Deus iluminar o caminho de todos e permitir o choque dos nossos estribos em cavalgadas futuras.

Muito obrigado!

Pantanal!

Brasil acima de tudo!

registrado em:
Fim do conteúdo da página