Começa Operação Verde Brasil 2 na Amazônia Legal
Cuiabá (MT) – O Governo Federal realizou a deflagração da Operação Verde Brasil 2 para ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais direcionadas ao desmatamento ilegal e focos de incêndio, na Amazônia Legal.
A autorização para emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem e para ações subsidiárias vai de 11 de maio a 10 de junho, de acordo com a determinação presidencial publicada no Diário Oficial da União por meio do Decreto n° 10.341, de 6 de maio de 2020.
As ações da Operação Verde Brasil serão realizadas na faixa de fronteira, nas terras indígenas, nas unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas federais nos Estados da Amazônia Legal. Está autorizada, ainda, a atuação das Forças Armadas nos estados da Amazônia Legal que vierem a apresentar requerimento, levando em consideração que Acre, Mato Grosso e Rondônia já solicitaram.
Para essas ações, três Comandos Conjuntos foram ativados, entre eles, o Comando Conjunto Barão de Melgaço que atua em Mato Grosso, por meio de ações interagências no âmbito Federal e Estadual.
De acordo com o Ministério da Defesa, até o momento, estão empregados 3,8 mil militares, além de mais de 140 meios de transporte, entre embarcações, viaturas e aeronaves das três Forças de Defesa.
A princípio, a Operação Verde Brasil 2 tem atuação efetiva na Floresta Nacional de Jacundá, em Rondônia, na Estação Ecológica Estadual da região do Rio Rinuro, em Mato Grosso, e no Assentamento Federal Vila União, no Pará.
A Amazônia Legal é formada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, e parte do Maranhão. São 5 milhões de quilômetros quadrados, ou 59% de todo o território nacional, todos pertencentes à Bacia Amazônica e à área de ocorrência das vegetações amazônicas.
Midias sociais topo