Forte Pantanal ganha miniatura com riquezas de detalhes
Campo Grande (MS) – As riquezas dos detalhes dos pavilhões, vias, arborização e outros ambientes que caracterizam o Forte Pantanal podem ser admiradas em um pequeno espaço de 2,50 x 1,47 metros. Esse é o tamanho da maquete desenvolvida para representar, em miniatura, a obra arquitetônica do Forte.
Para chegar a esse resultado, o trabalho foi árduo e exigiu tempo, dedicação e esforço. A construção foi realizada com materiais como papel couchê, tinta para tecido, grampo de papel, galhos de árvores, isopor, cola, arame, plástico, adesivo, tecido e outros. Tudo no intuito de tentar, ao máximo, reproduzir a realidade de cada item do local.
À frente do projeto, o 1º Sargento Vagner Pereira Barbosa, do 6º Centro de Telemática de Área, elaborou o meticuloso trabalho de aproximadamente oito meses de duração. Foi esse o tempo gasto para materializar, em escala reduzida, as edificações e demais construções existentes no complexo militar.
“Foi uma imensa satisfação realizar esse trabalho, onde pude representar, em escala reduzida, as edificações e demais construções existentes no Forte Pantanal. Eu coloquei em prática minhas habilidades artísticas e estou muito contente com o resultado. Espero agradar a todos,” disse o autor do projeto.
Estudantes que realizam estágio no 3º Grupamento de Engenharia puderam acompanhar a execução da maquete e auxiliaram nos trabalhos manuais. "Ajudar a fazer a maquete me permitiu aprender muito sobre criatividade e detalhes. Eu também aprendi que, com paciência e dedicação, é possível fazer coisas incríveis," explicou a estudante de Arquitetura e Urbanismo da Uniderp, Franciellen Souza de França.
Para Willian Maximiano, colega de faculdade e, também, de estágio de Franciellen, a oportunidade vai fazer a diferença no mercado de trabalho. “A minha experiência com a maquete foi incrível e foi muito importante para entender o funcionamento dos projetos e, com certeza, irá me ajudar no futuro”.
Esse trabalho ficará exposto no Forte para visitação, fortalecendo as raízes, tradições e valores do Exército Brasileiro na Fronteira Oeste.
Fotos: Sgt Vagner Pereira
Midias sociais topo