Operação Verde Brasil 2 - Escolta de madeira apreendida
Cuiabá (MT) - O Comando Conjunto Barão de Melgaço, situado em Cuiabá (MT), atuando na Operação Verde Brasil 2, na área compreendida como Amazônia Legal no Estado de Mato Grosso, por intermédio do 44º Batalhão de Infantaria Motorizado, se deslocou da Base de Operações em Sinop (MT) para realizar a escolta de um comboio de caminhões transportando 600 metros cúbicos de madeira apreendida em toras das espécies garapeira, angelim pedra, cumarú, cambará, dentre outras.
A madeira apreendida é resultado de uma operação interagências com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) no dia 20 de maio, na região do Assentamento Bom Sucesso, conhecido como “PKS Keno”, a 40 km do município de Claudia (MT).
O carregamento e transporte da madeira foi realizado desde o dia 29 de maio, no período da noite, até o final da manhã do dia 30, quando, então, o comboio seguiu destino para o município de Cláudia.
Para a operação de transporte foi necessária a utilização de mais de 10 caminhões que realizaram várias viagens, e, para a escolta, o emprego de 05 (cinco) viaturas, um efetivo de mais de 10 militares e 05 agentes do IBAMA.
O Exército tem desenvolvido ações em diversas regiões de Mato Grosso e permanece em operações interagências com órgãos federais e estaduais na fiscalização de madeireiras, no combate ao desmatamento ilegal e demais ilícitos ambientais na área da Amazônia Legal.
Midias sociais topo