Troca do efetivo do PEF de Forte de Coimbra
Corumbá (MS) - Entre os dias 13 e 17 de julho, o 17º Batalhão de Fronteira realizou a troca do efetivo do Pelotão Especial de Fronteira de Forte de Coimbra.
Fundado em 13 de setembro 1775 pelo Capitão Mathias Ribeiro da Costa, que havia sido incumbido pelo governador da capitania de Mato Grosso, Luis de Albuquerque Pereira de Mello e Cáceres, da missão de instalar uma fortificação no curso médio do Rio Paraguai. Tal fortificação objetivava garantir à Coroa Portuguesa a posse das terras a oeste do Rio Paraguai.
Ao longo de sua história, o Forte de Coimbra foi alvo de dois ataques estrangeiros. O primeiro, em 1801, ocorreu sob o comando do Tenente-Coronel Ricardo Franco de Almeida Serra. O segundo, em 1864, no contexto da Guerra da Tríplice Aliança. Naquele momento, o Tenente-Coronel Hermenegildo Portocarrero se encontrava em visita de inspeção ao forte e assumiu heroicamente o comando, organizando a defesa da posição.
Com o fim da Guerra da Tríplice Aliança, em 1870, o Forte de Coimbra foi reocupado e reconstruído. Hoje sedia um Pelotão Especial de Fronteira (PEF), subordinado ao 17º Batalhão de Fronteira.
No período da troca são realizados os apoios logísticos, gêneros, medicações e demais manutenções necessárias. O 1º Tenente Matheus Henrique Bispo Louzada, o qual cumpriu sua missão no período de seis meses como comandante do PEF, passou o comando para o Capitão Bryann Ibrahim Fattah, que dará continuidade pelos próximos dois meses.
Midias sociais topo