Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

acolhida preparacao 20rcb 1

 

Preparação do 9º Contingente Operação Acolhida

 

Campo Grande (MS) – As tropas do Comando Militar do Oeste se preparam para compor o 9º Contingente da Operação Força-Tarefa Logística Humanitária – Operação Acolhida (FT Log Hum-RR) e passarão quatro meses em Boa Vista e Pacaraima acolhendo imigrantes venezuelanos em situação de vulnerabilidade.

Cerca de 300 militares, dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, seguem para Roraima, onde permanecerão de 30 de agosto de 2020 à 15 de janeiro de 2021.

Para que a missão ocorra da melhor forma possível, nossos militares passaram por vários procedimentos de preparação, desde exames médicos e laboratoriais, inclusive com teste de COVID-19, até instruções sobre as fases da missão: acolhimento, abrigamento e interiorização.

O calendário de atividades foi composto de vacinação, avaliação psicológica e instrução militar, além de palestras de ambientação sobre a situação na fronteira com a Venezuela e exercícios de simulação.

O fechamento do período de preparação ocorreu no dia 30 de julho, com uma solenidade no 20º Regimento de Cavalaria Blindado, onde in loco, o Comandante Militar do Oeste, General de Exército Fernando José Sant’ana Soares e Silva, pode verificar as condições da tropa e orientar os militares sobre a relevância desta singular missão.

Operação Acolhida

Em 2018, o Presidente da República reconheceu a situação de vulnerabilidade no Estado de Roraima decorrente do fluxo migratório provocado pela crise humanitária na República Bolivariana da Venezuela.

Tal imigração em massa resultou no aumento populacional desordenado e imprevisível, na dificuldade de prestação de serviços públicos essenciais e na necessidade de acolhimento a essas pessoas.

Dessa forma, o Presidente da República autorizou a execução da Operação Acolhida, sob a coordenação do Ministério da Defesa, com o emprego dos meios necessários para o apoio logístico a órgãos públicos, com vistas a cooperar no desenvolvimento de atividades humanitárias no Estado de Roraima.

Como desdobramento, coube ao Exército Brasileiro as missões de realizar ações necessárias ao acolhimento humanitário de imigrantes venezuelanos e coordenar o trabalho de vários ministérios e agências, sendo estabelecida a Força-Tarefa Logística Humanitária em Roraima.

 

acolhida preparacao 20rcb 4

 

acolhida preparacao 20rcb 5

 

acolhida preparacao 20rcb 2

 

acolhida preparacao 20rcb 3

registrado em:
Fim do conteúdo da página