Comando Conjunto Oeste presta apoio de saúde à indígenas
Campo Grande (MS) – Devido a rápida disseminação do novo coronavírus, em terras indígenas, no Estado de Mato Grosso do Sul, no período de 5 a 8 agosto, o Comando Conjunto Oeste em coordenação com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), realiza apoio de saúde, em 15 aldeias, no município de Aquidauana-MS.
O atendimento médico será prestado nas aldeias, evitando o deslocamento de indígenas para os grandes centros. Eles receberão orientação sobre medidas profiláticas e uso de equipamentos de proteção individual, além de, tratamento para os sintomas leves da doença.
Para isso, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, do Exército, Marinha e Aeronáutica reforçam o atendimento no local e estimam atender cerca de 9 mil indígenas.
No primeiro dia de operação, foram realizados 333 atendimentos médicos, em 15 aldeias de Aquidauana, Anastácio e Nioaque. As ações fazem parte da Operação COVID-19, deflagrada pelo Ministério da Defesa, em 20 de março deste ano.
Foram adotados rígidos protocolos de saúde aos integrantes da missão, antes de seguirem às aldeias, realizando testes imunológicos e inspeção sanitária para comprovar a ausência da Covid-19.
Midias sociais topo