Militares montam força-tarefa para atender aldeias do Centro-Oeste
Campo Grande (MS) – Para conter a disseminação da Covid-19 nas aldeias indígenas foi criada a ação interministerial das Pastas da Defesa, da Saúde e da Justiça, na região Centro-Oeste do Brasil. O Centro de Coordenação de Operações de Saúde (CCOp Sau) do Comando da 9ª Região Militar foi ativado nessa força-tarefa com o objetivo de levar assistência médica e auxiliar a população indígena.
De acordo com o Ministério da Defesa, cerca de nove mil indígenas devem ser atendidos pela Missão Xavante, que ocorre em aldeias do estado de Mato Grosso. Na primeira fase que chegou ao final no ultimo domingo, 2 de agosto, foram 1.578 atendimentos realizados aos indígenas, com o apoio de equipes de saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante e da Secretaria Municipal de Saúde de MT. Também foram distribuídos mais de 11 mil medicamentos, sendo a maioria para diabetes e hipertensão.
As aldeias foram contempladas com médicos clínicos gerais, ginecologistas obstetras, infectologista, pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem que proporcionaram atendimento médico especializado e reforçaram a atuação da saúde local, realizada pelas Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena do DSEI Xavante.
No dia 2 de agosto, sete militares do quadro de saúde do Hospital Militar de Área de Campo Grande seguiram a São Félix do Araguaia (MT), direção a região indígena Xavante, em Mato Grosso. Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem permaneceram uma semana realizando atendimento à população indígena. A missão faz parte das diversas ações cívico e sociais que buscam proteger populações mais vulneráveis à pandemia.
Operação
O Ministério da Defesa ativou, a partir de 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate ao novo coronavírus. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento ao novo Coronavírus.
A Operação Xavante acontece em três etapas, a primeira fase foi até 2 de agosto e atendeu as aldeias dos Pólos Base São Marcos e Campinápolis, do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante. No período de 3 a 9 de agosto, na área do Pólo Base Sangradouro, e estão previstas para acontecer de 10 a 16 de agosto, no Pólo Base Marãiwatséde, do DSEI Xavante.
Midias sociais topo