Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

cmobumerangue

CMO presta apoio operacional e logístico para Operação Bumerangue I

Campo Grande (MS) – Na semana de 15 a 23 de agosto de 2020, o Comando Militar do Oeste serviu como casa para militares do 26º Batalhão de Infantaria Pára-quedista, "Batalhão Santos Dumont", durante a execução da Operação Bumerangue I, com o principal objetivo de manter o adestramento dos quadros.

“O Batalhão acabou de ser certificado como Força de Prontidão do Exército Brasileiro e estamos vivendo a terceira fase do ciclo de prontidão. A primeira fase foi de preparação, a segunda de certificação e a terceira de prontidão”, explicou o Comandante do 26º Batalhão de Infantaria Pára-quedista, Tenente Coronel Paulo Antônio Ribeiro Silva Junior.

Durante a Operação Bumerangue, os militares foram treinados em assalto aéreo- terrestre, além de diversas instruções como preparação para pouso de assalto, a equipagem com armamento e equipamento. “Realizamos o assalto terrestre com o apoio da Força Aérea Brasileira e, após, partimos para a marcha para o combate, realizamos um ataque e ocupamos uma cabeça de ponte área que consiste em uma defesa circular para dar serenidade ao cerco do inimigo, bem como permitir a aproximação das tropas amigas. Na sequência, realizamos a junção com tropas do 20º Regimento de Cavalaria Blindado”, disse o Comandante do Batalhão.

O Centro-Oeste foi escolhido para a execução da Operação Bumerangue I, por conta da concentração de meios aéreos em Campo Grande, por ocasião da Operação TAPIO, da Força Aérea Brasileira, na região da capital de Mato Grosso do Sul. “Essa parte do País nos permite realizar assaltos aéreo-terrestres com uma só passagem das aeronaves, tendo em vista as dimensões das Zonas de Lançamentos encontradas aqui no Centro-Oeste Brasileiro”.

Para os militares, o adestramento em um local desconhecido é uma oportunidade de conhecimento. “Tudo que aconteceu nessa missão em Campo Grande foi novidade para a gente. Acredito que vou ter uma nova visão do Exército e vou levar novos amigos dessa união de forças. Quero, inclusive, agradecer ao CMO por nos receber de portas abertas”, disse o Sargento Lucas Vinícius do Nascimento.

A preparação de quatro meses para essa terceira fase deixou o grupo pronto para o emprego. “Nesse adestramento vivenciamos um clima diferente da nossa rotina e acredito que estamos prontos para operarmos em qualquer território do Brasil”, finalizou o Soldado Fernando Santos.

 

cmobumerangue 1

 

cmobumerangue 2

 

cmobumerangue 3

 

cmobumerangue 4

 

cmobumerangue 5

 

cmobumerangue 7

 

cmobumerangue 8

 

cmobumerangue 9

 

cmobumerangue 10

Fotos: Cb Guedes

registrado em:
Fim do conteúdo da página