Militares do CMO apoiam comunidades indígenas do Maranhão
Campo Grande (MS) – Militares do Serviço de Saúde, integrantes da Formação Sanitária da Base de Administração e Apoio do Comando Militar do Oeste, estão apoiando a missão interministerial do Ministério da Defesa, Ministério da Saúde e Ministério da Justiça nas comunidades indígenas do Maranhão no enfrentamento à COVID-19.
A equipe da Base e Administração e Apoio do Comando Militar do Oeste, composta pelo médico, Tenente Kratz e do técnico de enfermagem, Sargento Kelisson, seguiu destino ao Maranhão na segunda-feira, 21 de setembro de 2010, juntamente com outros profissionais de saúde da Marinha, Exército e Força Aérea, totalizando 21 militares de diversas especialidades como clínicos gerais; pediatras; ginecologistas; infectologistas; enfermeiros e técnicos em enfermagem.
Trata-se da segunda fase da Missão Maranhão, que vai assistir seis mil pessoas no período de oito dias, intensificando o atendimento nas aldeias Axinguerendá e Ximborendá, do Polo Base Zé Doca e Januária e Maçaranduba, do Polo Base Santa Inês, localizadas a cerca de 170 km do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS), situado na capital do Estado e base da operação.
Para o deslocamento da equipe até o Maranhão, foi utilizada uma aeronave C-99 da Força Aérea que também levou 1,5 toneladas de insumos, particularmente medicamentos, equipamentos de proteção individual e insumos para os atendimentos a serem realizados na região e também para abastecer os Polos Base da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI).
Os militares ficarão alojados no 24º BIS e, por meio do apoio aéreo de helicópteros Cougar e Caracal, da Marinha e da Força Aérea, respectivamente, serão transportados para as terras indígenas diariamente. A Organização Militar que possui a denominação histórica de Batalhão Barão de Caxias ficará responsável por todo o suporte logístico da missão.
Midias sociais topo