Ministro da Defesa acompanha ações da Operação Verde Brasil 2
Sinop (MT) – O ministro da Defesa, General de Exército Fernando Azevedo e Silva, desembarcou nesta manhã, 7 de outubro, em Sinop para acompanhar as ações da Operação Verde Brasil 2, acompanhado pelo Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Edson Leal Pujol, Comandante Militar do Oeste, General de Exército Fernando José Sant'ana Soares e Silva, Comandante da Ala 5 de Campo Grande, Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos e comitiva.
Durante a visita, o Comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, General Reinaldo Salgado, apresentou os resultados obtidos pela Operação até o momento, no estado de Mato Grosso, onde estão sendo empregados 1.208 militares. Até hoje, foram aplicados 2.185 termos de infração, vistoriadas 203 embarcações e 6.822 veículos. O General Salgado destacou, também, o número de focos de incêndio combatidos, mais de 14 mil, além de aplicados R$ 1 bilhão em multas ambientais pelo Comando Conjunto Oeste, formado pelos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O Comandante Militar do Oeste, General de Exército Fernando José Sant'ana Soares e Silva, declarou que a atuação tem sido diuturna e difícil, devido à extensão territorial e às condições de circulação e deslocamento na região. “As Forças Armadas trabalham de forma cooperativa com os demais órgãos de fiscalização. Diariamente, têm sido apreendido armamento, munição, drogas que entram em nosso País de forma irregular”.
As Forças Armadas atuam em parceria com a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, o Ibama, a Força Nacional de Segurança Pública, o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e outras agências.
A Operação Verde Brasil 2, iniciada em maio deste ano, visa combater crimes ambientais como desmatamento ilegal, queimadas, transporte de produtos florestais irregulares, dentre outros.
Midias sociais topo